2026 pode ter 4 ex-prefeitos de Petrolina em disputa de mandatos na eleição

O nome do ex-prefeito Odacy Amorim já é certo na disputa eleitoral de 2026; independentemente do resultado, ele vai estar na corrida eleitoral. Outro ex-prefeito com nome cotado para disputar o pleito do ano que vem é Miguel Coelho; esse entra na briga por uma das duas vagas de senador e recoloca o sertão na câmara alta. Além de Odacy e Miguel, outros 2 ex-prefeitos têm nomes ventilados: Guilherme Coelho e Júlio Lossio também pensam em voltar a testar a capacidade de chamar a atenção do eleitorado.

Com exceção de Odacy, os demais governaram Petrolina em duas oportunidades, sendo Guilherme com mandatos alternados e Miguel apenas 1 ano e 3 meses do 2º mandato. Odacy foi o único que nunca foi eleito prefeito, embora tenha sido o que mais disputou o mandato, sendo 4 vezes. Odacy era vice de Fernando Bezerra Coelho; com a renúncia de FBC para assumir secretaria no governo de Eduardo Campos, Odacy foi empossado prefeito para um mandato de 2 anos (2007/2008).

Guilherme Coelho foi eleito prefeito de Petrolina para o primeiro mandato em 1988. À época não havia reeleições para os cargos do executivo e, com isso, seu candidato perdeu para FBC em 1992. Ele voltou a ser candidato em 1996, foi eleito para o segundo mandato e abriu mão do direito da reeleição em 2000. Mesmo com a Constituição Federal já permitindo a reeleição, Guilherme não quis arriscar e terminou apoiando outro primo, o Luiz Eduardo Coelho, que levou uma solva de FBC com quase 30 mil votos de frente.

Júlio Lossio foi prefeito de 2009 a 2016, tentou retornar à prefeitura no último pleito, mas não teve êxito. Mesmo enfrentando problemas sérios de saúde, o nome dele continua sendo lembrado para o pleito de 2026. Após o período em que esteve na administração de Petrolina, Lossio disputou duas eleições. Ele foi candidato a governador em 2018, terminando o pleito com apenas 4,67% dos votos, e candidato a prefeito de Petrolina em 2024. Atualmente, Júlio e Guilherme integram a equipe de apoiadores da governadora Raquel Lyra em Petrolina.

Portanto, 4 ex-prefeitos de Petrolina estão dispostos a correr atrás de votos. Miguel Coelho (UB) vai tentar a vaga de senador. Os outros 3 ex-prefeitos vão concorrer a uma cadeira de deputado federal, sendo que um deles, o Guilherme, já experimentou o exercício do mandato. Odacy e Júlio nunca estiveram no mesmo palanque; o mais recente confronto entre os dois foi na disputa pela prefeitura de Petrolina em 2024. Julio Lossio ficou com a 2ª maior votação, enquanto que Odacy amargou a 4ª colocação.

Verifique também

Guarda Civil de Petrolina é presença estratégica e sinônimo de proteção no Sertão pernambucano

Localizada a mais de 700 quilômetros da capital pernambucana, Recife, Petrolina ocupa uma posição estratégica …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online