Zema sai em defesa de Léo Lins: ‘Não gostou da piada? Levanta e conta uma melhor’

Humorista foi condenado por falas ‘preconceituosas’ durante apresentação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), saiu em defesa do humorista Léo Lins, que foi condenado pela Justiça Federal a 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, pelos crimes do artigo 20 da Lei do Racismo (“praticar e incitar discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”) e do artigo 88 do Estatuto da Pessoa com Deficiência (“discriminação de pessoa em razão de sua deficiência”). Em publicação no “X” nesta sexta-feira (6 de junho), o chefe do Executivo afirmou que fazer piadas não seria “caso para cadeia”, considerando que o Brasil estaria “cheio de criminoso violento solto por aí”.

“Daí a justiça vai lá e condena um cidadão a 8 anos de prisão por contar piada. Não gostou da piada? Levanta e conta uma melhor. Ou, se incomodou, levanta e sai da sala”, disse Zema.

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), Lins foi condenado na última terça-feira (3 de junho) por uma apresentação de 2022, chamada “Perturbador”, que chegou a 3 milhões de visualizações no YouTube. No show, ele teria feito uma “série de declarações” sobre negros, idosos, obesos, portadores de HIV, homossexuais, indígenas, nordestinos, evangélicos, judeus e pessoas com deficiência.

Ao longo da apresentação, o humorista ainda teria admitido o caráter preconceituoso, demonstrado descaso com a possível reação das vítimas e afirmado estar ciente de que poderia enfrentar problemas judiciais devido ao teor das falas.

A sentença da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo apontou que conteúdos como a apresentação do réu “estimulam a propagação de violência verbal na sociedade e fomentam a intolerância”. Cabe recurso.

“O exercício da liberdade de expressão não é absoluto nem ilimitado, devendo se dar em um campo de tolerância e expondo-se às restrições que emergem da própria lei. No caso de confronto entre o preceito fundamental de liberdade de expressão e os princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica, devem prevalecer os últimos”, disse a juíza federal Barbara de Lima Iseppi, autora da sentença.

Diante do caso, outras personalidades saíram em defesa de Léo Lins, como os apresentadores Danilo Gentili e Marcos Mion. Entretanto, após repercussão negativa, Mion voltou atrás e retirou do ar a publicação em que defendia o humorista.

Léo Lins se manifestou sobre a condenação pela primeira vez nesta quinta-feira (5 de junho). Em vídeo publicado no seu canal do YouTube, o humorista ironizou a juíza e disse que o mundo estaria passando por “uma das maiores epidemias dos últimos tempos: a da cegueira racional”.

Verifique também

Moradores denunciam esgoto estourado na Rua do Mármore, no bairro Dom Avelar, em Petrolina

Moradores da Rua do Mármore, no bairro Dom Avelar, em Petrolina, estão reclamando de um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online