Vereadores de Orocó debatem projetos, indicações e posicionamentos políticos durante a 19ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Orocó realizou, nesta terça-feira (9), a 19ª Sessão Ordinária do segundo período legislativo de 2025. A pauta contou com análise de projetos do Poder Executivo, indicações dos parlamentares e moções apresentadas pelos gabinetes. Durante o uso da tribuna, os vereadores também fizeram pronunciamentos marcados por críticas, defesas, cobranças e manifestações de pesar.

Na ordem do dia, foram apreciados dois projetos de lei do Executivo: o PL nº 021/2025, que altera a lei do Conselho Municipal de Turismo, e o PL nº 022/2025, que autoriza um parcelamento excepcional das contribuições previdenciárias destinadas ao Fundo de Previdência do Município (FUNPREOR). Também foram apresentadas as indicações nº 121/2025 e nº 122/2025, além de moções de aplausos e pesar.

O vereador Dr. Sandro Santos repudiou falas direcionadas a ele em grupos de redes sociais e afirmou que continuará exercendo seu papel com firmeza. “Meu compromisso é com o povo. Ataques pessoais não vão mudar minha postura. Tudo que faço aqui é em defesa da população.”

O vereador Alexandre Caetano iniciou sua fala lamentando a morte de seu tio, Joãozinho Caetano, homenageado com moção de pesar. Em seguida, fez questão de defender o colega Dr. Sandro. “Quero aqui expressar minhas condolências à minha família e, ao mesmo tempo, dizer que o vereador Dr. Sandro votou a favor do povo. Reconheço sua postura e faço esta defesa por justiça.”

O vereador Patrício do Projeto respondeu à fala de Dr. Sandro e enfatizou que cada eleitor tem liberdade de escolha. “Cada eleitor é uma liderança política. O povo é livre para seguir o vereador que quiser.”

O vereador Ighor de Tatá reforçou que as matérias enviadas pelo Executivo devem ser discutidas com responsabilidade. “Cada vereador tem o direito de votar conforme sua consciência. Nossa obrigação é com a população que nos elegeu.”

O vereador Lucas Leal chamou atenção para o papel fiscalizador do Legislativo. “O papel do vereador é legislar. A Câmara não é extensão da Prefeitura, e vereador não é secretário. Vou manter minha postura de defender o povo.” Ele ainda cobrou transparência no TFD e atenção à iluminação pública no município.

O vereador Ricardo Amando se pronunciou sobre a situação do Fundo de Previdência Municipal e criticou a condição da Farmácia Municipal. “Tem morador sem receber medicamentos. É preciso resolver isso com urgência.” Ele também pediu a limpeza de fossas no Assentamento Alegre.

O vereador Hélio de Zefinha comentou sua participação em campeonato na Agrovila 9 e ressaltou destinação de suas emendas impositivas. “Minhas emendas foram direcionadas, entre outras ações, para a reforma do PSF da comunidade Tapera.”

O vereador Thiago Vasconcelos informou que destinou toda sua emenda impositiva ao setor de saúde. “A totalidade das minhas emendas será usada para comprar um novo veículo para o TFD.”

O vereador Tatinha da Saúde apresentou a destinação de sua emenda para melhorias na comunidade Vitorino. “Minha emenda impositiva vai para a reforma do PSF e para construção de arquibancada da quadra da comunidade.”

Verifique também

Neoenergia trabalha há mais de 24 horas para restabelecer energia na zona rural de Cabrobó

Após uma série de reclamações de moradores de Cabrobó sobre a falta de energia elétrica, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online