A Câmara Municipal de Orocó realizou, nesta terça-feira (9), a 19ª Sessão Ordinária do segundo período legislativo de 2025. A pauta contou com análise de projetos do Poder Executivo, indicações dos parlamentares e moções apresentadas pelos gabinetes. Durante o uso da tribuna, os vereadores também fizeram pronunciamentos marcados por críticas, defesas, cobranças e manifestações de pesar.
Na ordem do dia, foram apreciados dois projetos de lei do Executivo: o PL nº 021/2025, que altera a lei do Conselho Municipal de Turismo, e o PL nº 022/2025, que autoriza um parcelamento excepcional das contribuições previdenciárias destinadas ao Fundo de Previdência do Município (FUNPREOR). Também foram apresentadas as indicações nº 121/2025 e nº 122/2025, além de moções de aplausos e pesar.
O vereador Dr. Sandro Santos repudiou falas direcionadas a ele em grupos de redes sociais e afirmou que continuará exercendo seu papel com firmeza. “Meu compromisso é com o povo. Ataques pessoais não vão mudar minha postura. Tudo que faço aqui é em defesa da população.”
O vereador Alexandre Caetano iniciou sua fala lamentando a morte de seu tio, Joãozinho Caetano, homenageado com moção de pesar. Em seguida, fez questão de defender o colega Dr. Sandro. “Quero aqui expressar minhas condolências à minha família e, ao mesmo tempo, dizer que o vereador Dr. Sandro votou a favor do povo. Reconheço sua postura e faço esta defesa por justiça.”
O vereador Patrício do Projeto respondeu à fala de Dr. Sandro e enfatizou que cada eleitor tem liberdade de escolha. “Cada eleitor é uma liderança política. O povo é livre para seguir o vereador que quiser.”
O vereador Ighor de Tatá reforçou que as matérias enviadas pelo Executivo devem ser discutidas com responsabilidade. “Cada vereador tem o direito de votar conforme sua consciência. Nossa obrigação é com a população que nos elegeu.”
O vereador Lucas Leal chamou atenção para o papel fiscalizador do Legislativo. “O papel do vereador é legislar. A Câmara não é extensão da Prefeitura, e vereador não é secretário. Vou manter minha postura de defender o povo.” Ele ainda cobrou transparência no TFD e atenção à iluminação pública no município.
O vereador Ricardo Amando se pronunciou sobre a situação do Fundo de Previdência Municipal e criticou a condição da Farmácia Municipal. “Tem morador sem receber medicamentos. É preciso resolver isso com urgência.” Ele também pediu a limpeza de fossas no Assentamento Alegre.
O vereador Hélio de Zefinha comentou sua participação em campeonato na Agrovila 9 e ressaltou destinação de suas emendas impositivas. “Minhas emendas foram direcionadas, entre outras ações, para a reforma do PSF da comunidade Tapera.”
O vereador Thiago Vasconcelos informou que destinou toda sua emenda impositiva ao setor de saúde. “A totalidade das minhas emendas será usada para comprar um novo veículo para o TFD.”
O vereador Tatinha da Saúde apresentou a destinação de sua emenda para melhorias na comunidade Vitorino. “Minha emenda impositiva vai para a reforma do PSF e para construção de arquibancada da quadra da comunidade.”
Blog do Didi Galvão

