O vereador Ronaldo Cancão (Republicanos) da Câmara Municipal de Petrolina, iniciou no último domingo (6), uma série de compromissos institucionais em São Paulo, Brasília e Minas Gerais voltados a intercâmbio entre os poderes legislativos municipais, e também à defesa e revitalização do Rio São Francisco, que reforça o projeto “Vida ao Velho Chico”.
No estado de Minas Gerais, ele será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de São Roque de Minas, pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte e pelo Governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto. A todas essas pessoas ele irá entregar o convite do evento “Vida ao Velho Chico”, que será realizado no dia 04 de outubro em Petrolina-PE, em defesa do rio São Francisco, que contará com a ilustre presença dessas autoridades como palestrantes.
Na segunda-feira (7), já em Minas Gerais ele foi recebido pelo vereador Alessandro Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares (MG), e também pelo Diretor Rodrigo Silva, cidade localizada na região da Bacia do rio São Francisco. O encontro marcou o início da articulação interestadual do projeto, que propõe ações integradas para a proteção da nascente, dos afluentes e de todo o ecossistema do rio.
Nesta terça-feira (8), Ronaldo Cancão seguiu viagem para cumprir agenda em São Paulo, em São José dos Campos, onde fará uma visita de intercâmbio para conhecer um pouco da legislação do poder legislativo.
Dando sequência a sua jornada ele irá a Brasilia-DF, onde cumpre uma extensa agenda com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e também com o Ministro Waldez Góes, fazendo convite para o evento. A pauta inclui a busca por apoio institucional e recursos para políticas públicas voltadas à revitalização do Velho Chico, que enfrenta sérios problemas de degradação ambiental e uso desordenado da água.
Em Minas Gerais, em Belo Horizonte o vereador Ronaldo Cancão se reúne com o governador Romeu Zema Neto. Ele tambem irá se encontrar cim o presidente nacional do Comitê da Bacia Hidrografica do Rio São Francisco. O objetivo é alinhar estratégias conjuntas entre o governo estadual e representantes do legislativo municipal do Nordeste, visando à preservação do rio que é vital para o abastecimento, a economia e a vida de milhões de brasileiros.
Ronaldo Cancão disse que, o “O projeto ‘Vida ao Velho Chico’ é um chamado à responsabilidade. Que estão avançando para debater o Rio São Francisco, cuidar do meio ambiente, da nascente e dos seus afluentes e reafirmar o compromisso com um dos maiores patrimônios naturais do país.
Por Afonso Lima