O protesto realizado por indígenas de diversas etnias de Pernambuco e da Bahia segue nesta segunda-feira (20) no Trevo do Ibó, localizado em Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano. A mobilização mantém a interdição de um dos principais acessos da região e tem causado transtornos para motoristas que trafegam pela BR-116.
De acordo com os manifestantes, o ato ocorre em razão da não inclusão das comunidades indígenas no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. As lideranças cobram do Governo Federal e dos demais órgãos competentes medidas que garantam moradia digna para as famílias indígenas que vivem nas aldeias.
Em entrevista ao Blog do Didi Galvão, o cacique Jackson Atikum destacou que o movimento busca chamar a atenção das autoridades para uma reivindicação considerada essencial pelas comunidades.
Os indígenas afirmam que a luta é pelo direito à habitação e pela igualdade de acesso às políticas públicas, ressaltando que muitas famílias vivem em condições precárias e aguardam uma resposta efetiva dos governos.
A expectativa dos manifestantes é de que o protesto resulte na abertura de diálogo com representantes dos órgãos responsáveis pelo programa habitacional, permitindo o avanço das demandas apresentadas pelas comunidades indígenas.
O Blog do Didi Galvão segue acompanhando a mobilização e trará novas informações sobre o andamento do protesto e possíveis negociações com as autoridades.
Blog do Didi Galvão

