Três atletas da APA Petrolina são convocados para defender o Brasil no Grand Prix de Cali, na Colômbia

Alanny Santos, Jonas Raíran dos Santos e Pedro Leão representarão a Seleção Brasileira na última etapa do circuito internacional de atletismo paralímpico de 2026

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) terá três atletas representando a Seleção Brasileira no Grand Prix de Cali, na Colômbia. Alanny Santos, Jonas Raíran dos Santos e Pedro Leão foram convocados para defender o Brasil na competição internacional, que será disputada entre os dias 17 e 20 de setembro.

A presença dos três atletas na delegação brasileira reforça o protagonismo da APA no cenário nacional da modalidade. Atual tetracampeã brasileira de atletismo paralímpico (2022 a 2025), a equipe mantém presença constante nas convocações da Seleção Brasileira e segue consolidada entre as principais referências do país na formação e no alto rendimento de atletas paralímpicos. Ao todo, a delegação brasileira será composta por 22 atletas.

Para o diretor executivo da APA, Natanael Barros, a convocação é resultado do trabalho desenvolvido diariamente pelo clube e representa o reconhecimento da evolução dos atletas.

“Ter três atletas convocados para defender o Brasil em uma competição internacional é motivo de muito orgulho para toda a APA. Essa convocação é fruto de muito trabalho, dedicação dos atletas e de seus treinadores. Esperamos que eles façam uma grande competição e representem muito bem o nosso país e o nosso clube”, destacou.

O Grand Prix de Cali integra o calendário oficial do World Para Athletics, braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) responsável pelo atletismo paralímpico. A competição será a última etapa internacional do circuito em 2026.

APA Petrolina

A APA Petrolina consolidou-se como uma das principais referências do atletismo olímpico e paralímpico do país. No alto rendimento olímpico, o clube conta com atletas como Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro (2021 e 2022) e campeão do Pan-Americano de Maratona, na Venezuela (2023), além de Mirela Saturnino, bicampeã sul-americana de maratona (2017 e 2022) e campeã da Maratona do Rio de Janeiro (2021).

No paradesporto, a APA Petrolina é reconhecida como uma potência nacional. A entidade é tetracampeã consecutiva do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico (2022, 2023, 2024 e 2025), além de campeã nacional da temporada 2025 e campeã do Campeonato Brasileiro de Jovens 2025. Em 2024, a associação também foi eleita Clube Destaque no Prêmio Paralímpicos, reforçando sua relevância no cenário esportivo nacional.

Verifique também

‘Grande vitória’, diz Trump sobre resultado de Flávio Bolsonaro no 1º turno da eleição brasileira

O republicano foi questionado sobre o que achou do resultado do senador Flávio Bolsonaro (PL) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online