O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, disse em entrevista ao Poder e Mercado, que essa ideia de que o STF é inimigo do ex-presidente Jair Bolsonaro, não passa de teoria da conspiração. “Essa foi uma leitura equivocada que talvez o seu círculo tenha feito e tenha contaminado a visão do presidente.”
Aliados do ex-presidente entendem que o STF toma partido politico, com isso faz perseguição a Bolsonaro. A ideia ganhou força quando o presidente do Supremo Tribunal federal, Luiz Roberto Barroso, chegou a fazer declarações em tom de comemoração. ‘Perdeu Mané e derrotamos o Bolsonarismo’, o comportamento do ministro deu mais munição para aliados do ex-presidente.
Outras situações envolvendo a politica nacional e decisões do STF dizem respeito aos tratamentos dados por ministros da Alta Corte, muitas das vezes implacáveis contra os aliados de Bolsonaro e flexíveis aos aliados do presidente Lula. Por exemplo: Penas altíssimas aos envolvidos no 8 de janeiro, relaxamento aos envolvidos no mensalão.
As declarações do decano Gilmar Mendes, podem ser entendidas como um preparativo. Ou seja, se o governo não está indo bem perante aos olhos da Nação, é preciso encontrar uma forma de não está próximo dele. Assim como a Globo já começou a se distanciar do governo Lula, tudo leva a crer que essa será uma tendência nacional.