Não há dúvidas de que os deputados Antonio Coelho, Kaio Maniçoba, Fabrizio Ferraz, Luciano Duque, Doriel Barros, Socorro Pimentel e Roberta Arraes vão tentar a reeleição em 2026. No entanto, outros sertanejos estão dispostos a conquistar uma cadeira no parlamento estadual, com isso aumentar significativamente a representatividade política da região. O assunto já vem sendo discutido, caciques tratam do tema com muito carinho.
Sebastião Oliveira (Avante) já é nome certo na disputa por uma vaga na Alepe. O conterrâneo de Lampião foi deputado estadual por dois mandatos, também deputado federal em duas oportunidades. No pleito passado em 2022, Sebá foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Marília Arraes, seu irmão Waldemar Oliveira foi eleito deputado federal, com certeza vai tentar a reeleição fazendo dobradinha com o irmão.
Além dos nomes já bastante conhecidos como possíveis candidatos em 2026, a exemplo dos vereadores de Petrolina, Professor Gilmar Santos (PT) e Ronaldo Silva (PSDB), a terra dos impossíveis contará com a candidatura da jovem jornalista Lara Cavalcanti. Incertezas são quanto ao futuro de Odacy Amorim e Lucinha Mota, ninguém arrisca afirmar se ambos sairão candidatos no pleito eleitoral do ano que vem.
Enquanto as indefinições vão tomando conta das discussões políticas pelo sertão, alguns nomes são ventilados e começam a ganhar espaço na montagem do cenário político. Pelo menos 6 ex-prefeitos enriquecem a lista de prováveis candidatos, todos eles com larga experiência. Integra a lista um vereador e o filho de um prefeito, tudo isso mostra que o sertão não está para brincadeira e vai chegar com força total em 2026.
Fazem parte da lista de ex-gestores e possíveis candidatos: João Bosco de Granito, Raimundinho Saraiva de Exu, Josimara Cavalcanti de Dormentes, Rafael Cavalcanti de Afrânio, Vilmar Cappellaro de Lagoa Grande e Romonilson Mariano de São José do Belmonte. Como a política muda de cenário num piscar de olho, até o período de definições de candidaturas, a lista pode ganhar novos nomes ou perder alguns desses citados.