Romaria dos Reassentados reúne povos indígenas e agricultores no Projeto Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista

Na tarde do sábado, 27 de dezembro de 2025, o repórter Gilberto Pereira acompanhou de perto a Romaria dos Reassentados: Povos Originários Indígenas e Agricultores da Diocese de Petrolina, realizada no Projeto Fulgêncio, no município de Santa Maria da Boa Vista (PE). O evento teve como tema: “Jesus nos ensina a sermos peregrinos da esperança, cuidando da casa comum”.

A romaria teve início por volta das 14h, com concentração na entrada da Agrovila 02, trazendo como temática “Somos um povo que tem história”. A organização ficou a cargo do Setor São João, com animação do Ministério de Música Nossa Senhora do Carmo. Em clima de fé, memória e resistência, os romeiros deram início à caminhada.

A primeira parada aconteceu na entrada da Agrovila 12, com a temática “A luta nos torna mais fortes”, sob responsabilidade dos Setores São Mateus e São Tiago, com o Ministério de Música Flor do Carmelo. A segunda parada ocorreu na Agrovila 10, refletindo o tema “Os frutos de nossas mãos”, organizada pelos Setores São Pedro e São Paulo, com o Ministério de Música São João.

A terceira parada foi realizada na entrada das Agrovilas 13 e 11, com a temática “A união nos fez chegar até aqui”, sob responsabilidade dos Setores São Marcos e Santo André, com animação do Ministério de Música São Marcos. Já a quarta parada aconteceu na entrada do Urimama, com o tema “A fé vem de nossas raízes, somos um povo romeiro”, organizada pelos Setores São Lucas e Pai Abraão, também com o Ministério de Música São Marcos.

Após as reflexões, os romeiros seguiram em procissão até o núcleo principal do Projeto Fulgêncio, onde a romaria foi encerrada com a celebração da Santa Missa, realizada no salão paroquial. A celebração foi presidida pelo padre Luciano Lima, pároco local, com participação de todos os setores e animação do Ministério de Música Dom de Deus.

A romaria contou com a presença de diversos devotos do Projeto Fulgêncio, que caminharam da Agrovila 02 até o núcleo principal, reafirmando a fé, a identidade, a história e a luta dos povos reassentados, indígenas e agricultores da região. O evento foi marcado por espiritualidade, união e compromisso com a vida e com a preservação da casa comum.

Verifique também

Abastecimento de Belém de São Francisco está em processo de regularização após ato de vandalismo

A Compesa informa que o abastecimento de água em Belém do São Francisco está em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online