Ao final das apurações dos votos em primeiro turno, o presidente Lula ficou em segundo lugar com 45,16%. Já o senador Flávio Bolsonaro obteve expressiva votação de 47,03%, foram 2.224.965 votos a mais que o petista. O próprio Lula acreditava que venceria o pleito já no primeiro turno; agora vai ter que fazer de tudo para tirar a diferença e ultrapassar a votação do concorrente.
Até hoje nenhum candidato que chegou em segundo lugar na votação de primeiro turno conseguiu virar o jogo no segundo turno. Outro dado importante a ser levado em consideração é que todos que saíram majoritários em Minas se tornaram presidente da República. Em 2014, a então presidente Dilma (PT) derrotou o ex-governador de Minas, Aécio Neves, em seu próprio estado.
Se o presidente já não estava bem em Minas Gerais, a primeira-dama Janja da Silva tratou de piorar. Em ato de campanha no início do mês de outubro, Janja foi a Minas e chamou o queridinho dos mineiros de ‘Piá de Bosta’. A resposta veio em forma de votos: Nikolas Ferreira foi reeleito deputado federal, simplesmente com votação histórica de 3.119.318 votos.
No início da campanha, já tinha aliados reclamando da presença constante de Janja como oradora nos comícios. Depois da derrota de Lula no estado de Nikolas, vai ter quem peça mais moderação nas falas da primeira-dama. Sem falar que os resultados em estados importantes, a exemplo de Minas, comprovam que a Janja não é peça tão importante para fazer diferença na campanha do marido.
Blog do Didi Galvão

