Cresce o apelo de ala petista para que o Presidente Lula faça substituição no ministério das Mulheres, a pasta atualmente é comandada por Cida Gonçalves, afilhada política da primeira dama, Janja da Silva. O nome indicado pela ala insatisfeita seria o da senadora pernambucana Teresa Leitão, com isso acomodaria o ex-deputado Silvio Costa que é pai do ministro de Portos e Aeroporto Silvio Costa Filho (Republicanos).
O nome do ministro Silvio Costa Filho vem sendo cotado para compor a majoritária da Frente Popular de Pernambuco, na disputa por uma vaga de Senador em 2026, na composição política liderada pelo prefeito do Recife João Campos, que deve disputar o Governo do Estado. Caso isso se confirme, inviabilizaria as pretensões de Costa Filho, ao mesmo tempo daria combustível para Humberto Costa tentar a reeleição.
O cenário atual aponta formação de uma chapa liderada por João Campos sem a presença de Humberto Costa, com reais possibilidades de composição contando o ministro Silvio Costa Filho e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Nessa composição Humberto ficaria de fora da chapa majoritária da Frente Popular, levando em consideração a ida de Teresa para o ministério e de Silvio (o pai) para o Senado, Silvio (o filho) teria que abrir mão da disputa.
Veremos qual o caminho a ser trilhado…