Prefeitura de Salgueiro e o TJPE inauguram Casa da Justiça e Cidadania para facilitar o acesso ao Poder Judiciário na cidade

Salgueiro recebeu nesta terça-feira, 16, a 42ª Casa da Justiça e Cidadania (CJC) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), batizado com o nome do ex-vice-prefeito Francisco de Sá Sampaio, Dr. Chico, falecido em 2020. A CJC foi instalada no Expresso Cidadão, em uma ação conjunta entre a prefeitura e o TJPE, com objetivo de facilitar o acesso da população à Justiça, de forma rápida e gratuita, sem muita burocracia.

Estiveram presentes na inauguração, o prefeito do município, Fabinho Lisandro; o vice-prefeito, Emmanuel Sampaio; o procurador do município, Denny Meneses; o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; o juiz titular da 1ª Vara Cível de Salgueiro, José Gonçalves de Alencar; a juíza titular da 2ª Vara Cível de Salgueiro, Ticiana Pinheiro, responsável pela CJC em Salgueiro; o presidente da OAB-PE Subseção Salgueiro, Natanyel Santos; bem como servidores municipais e outras autoridades ligadas ao judiciário e à sociedade civil organizada do município.

No novo espaço judicial de Salgueiro serão realizadas sessões de conciliação e mediação para a solução pacífica de conflitos, devidamente homologadas com força de sentença pelo Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJPE. No local também serão realizadas ações de cidadania, como assistência social e orientações de saúde. Os cidadãos não precisam de advogado para receber atendimento.

Durante a cerimônia, Ricardo Paes disse que a implantação da Casa da Justiça e Cidadania de Salgueiro foi articulada com o prefeito do município. “Combinamos há muito pouco tempo e agora, com dois ou três meses, a casa já está aqui pronta e instalada”, ressaltou, enfatizando que a CJC é dedicada ao povo, em uma união de forças entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Em sua fala, o prefeito manifestou satisfação pela chegada do novo serviço público à cidade. “Nós aqui só estamos e seremos passageiros, mas o povo é que merece respeito, que merece a dignidade, o bom atendimento e o acesso à Justiça de forma simples. […] A Casa da Justiça e Cidadania acolhe e humaniza o atendimento [judiciário]. Ela permite essa facilidade para que as pessoas comuns tenham acesso a serem enxergadas como elas de fato são”, disse.

Sobrinho de Dr. Chico, o vice-prefeito agradeceu pela homenagem. “É muito bom quando a gente vê uma homenagem tão justa como essa”, declarou, destacando que o espaço chegou ao município com a missão de aproximar ainda mais o Poder Judiciário da população.

Verifique também

PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

Texto retoma voto secreto e dificulta ação judicial contra parlamentar A Proposta de Emenda à …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online