Representantes de toda a sociedade participaram nesta segunda-feira, 30, da “2ª Conferência Municipal da Cidade de Salgueiro”, realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras. O evento aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) com o tema central “Construindo a política de desenvolvimento urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
O debate sobre o futuro da cidade, de um modo geral, começou às 8h e se estendeu até as 17h30. Durante a programação, o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Edinaldo Lima, o engenheiro Ambiental e Sanitarista Thiago Rosa, e o agente de trânsito do Detran-PE Benício Monteiro ministraram palestras sobre os assuntos relacionados ao tema do evento.
Presente no encontro, representando o prefeito Fabinho Lisandro, o vice-prefeito Emmanuel Sampaio falou sobre a importância da conferência. “Aqui a gente pode falar de habitação, a gente pode falar de saneamento, a gente pode falar de diversos temas importantíssimos que impactam na vida do salgueirense”, disse.
A conferência proporcionou um espaço democrático para a discussão e formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da cidade em eixos temáticos, abordando áreas como urbanismo, mobilidade, infraestrutura e participação social.
Ao término do evento foram eleitos os delegados que levarão as propostas selecionadas no município para a 7ª Conferência Estadual das Cidades de Pernambuco, agendada para o período de 28 a 30 de agosto, em Recife. A etapa estadual vai definir as propostas de Pernambuco para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontece em outubro em Brasília.