A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está com as inscrições dos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) abertas. Esses editais ampliam oportunidades de incentivo para artistas, produtores culturais, coletivos e entidades do município e tem como objetivo fortalecer a produção cultural local, valorizar a diversidade de expressões artísticas e democratizar o acesso aos recursos públicos. Para fazer a inscrição basta acessar o Mapa Cultural Municipal através do link: https://mapacultural.
Ao todo, foram lançados seis editais que contemplam diferentes áreas, sendo eles: ‘Fomento a Projetos Culturais’ que incentiva e apoia a criação e desenvolvimento de projetos culturais em diversas áreas. ‘Formação Arte ao Redor’ que seleciona projetos de formação cultural da periferia ou que estejam sendo desenvolvidos na periferia há, pelo menos, três anos. ‘Fomento a Projetos Continuados de Pontos de Cultura’ seja com CNPJ, bem como Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades e ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura, pelo Ministério da Cultura, que se refere a coletivos e instituições culturais.
Já no edital ‘Obras, Reformas e Aquisição de Bens Cultural’ os projetos culturais receberão apoio financeiro para ações voltadas para Obras e Reformas de espaços culturais. ‘Premiação de Pontos e Pontões de Cultura – Prêmio Ana das Carrancas’ se refere a premiação de projetos, iniciativas, atividades ou ações de Ponto ou Pontão de cultura nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. Por fim, o edital ‘Para Concessão de Bolsas Cultura Viva a Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares com Recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura’ que oferece bolsas Cultura Viva para Mestras e Mestres das culturas tradicionais e populares.
Juntos, os editais somam um investimento superior a R$ 2,3 milhões, beneficiando 74 propostas e movimentando toda a cadeia produtiva da cultura do município. As inscrições se encerram dia 19 de fevereiro, os interessados devem ficar atentos aos prazos e às orientações disponíveis nos editais para garantir a participação, todas as informações estão disponíveis no Mapa Cultural de Petrolina.
Blog do Didi Galvão

