Com o objetivo de combater o despejo irregular de lixo em terrenos baldios, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, iniciou, na manhã desta quarta-feira (14), uma série de operações de fiscalização e limpeza. A iniciativa é mais uma etapa do programa Petrolina + Limpa, que busca conscientização ambiental e preservação da cidade. A primeira ação aconteceu em terrenos da orla e contou com mutirão de limpeza de calçadas e fiscalização, com aplicação de multas a proprietários que descumprem a legislação.
As multas chegam a até R$ 3,5 mil, podendo ser dobradas em caso de reincidência. O prefeito Simão reuniu diversos secretários, fiscais e agentes da limpeza num esforço conjunto da prefeitura. Além das atividades práticas de varrição e recolhimento de resíduos, moradores e comerciantes da região também estão recebendo orientações educativas sobre o descarte correto de lixo e a preservação dos espaços públicos.
Além de apertar o cerco contra despejo em terrenos, o Petrolina + Limpa, segundo Simão Durando, combaterá outros tipos de poluição nas ruas da cidade. “O Petrolina + Limpa é mais do que uma ação de limpeza, é um movimento de conscientização. Estamos nas ruas com nossas equipes, orientando, fiscalizando e, quando necessário, aplicando multas. Nosso objetivo não é punir, mas educar, mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de uma cidade melhor. Não vamos permitir que terrenos baldios e calçadas virem pontos de acúmulo de lixo e tragam riscos à saúde pública. Essa é uma questão de respeito com a população e com o meio ambiente”, destacou, Simão Durando.
O prefeito ainda ressaltou que as ações do programa serão permanentes e continuarão alcançando outras regiões da cidade. “Vamos continuar mapeando os pontos críticos, ouvindo as comunidades e agindo com firmeza. A prefeitura está fazendo sua parte, mas é preciso que cada um assuma a sua responsabilidade. Uma cidade limpa é resultado de um trabalho coletivo”, concluiu.
O Petrolina + Limpa conta ainda com ações contínuas nas áreas mais afetadas pelo descarte irregular de resíduos. Além das blitzes de limpeza e fiscalização, o programa também inclui o mapeamento de pontos críticos, intensificação das abordagens em estabelecimentos comerciais, divulgação de conteúdos educativos nas redes sociais da prefeitura e recolhimento de carcaças de veículos abandonados. A população também pode contribuir denunciando através do envio de mensagens para o (87) 98146-6739.