Nenhuma ocorrência de assassinato de mulheres por razões de gênero foi registrada em mais de 76,8% das cidades pernambucanas, de janeiro a outubro deste ano. Também houve redução do número de casos em outros 7 municípios, chegando a uma queda de 80% em Petrolina
Pernambuco celebra mais um marco histórico no enfrentamento à violência contra a mulher: nenhum feminicídio foi registrado em 141 municípios e em Fernando de Noronha em 2025. Segundo dados estatísticos oficiais, o Estado fechou os dez primeiros meses deste ano sem nenhuma ocorrência de assassinato de mulheres por razões de gênero em mais de 76,8% das cidades pernambucanas.
No recorte específico por Área Integrada de Segurança (AIS), chegaram à contagem zero do número de casos a AIS-1, localizada no centro da capital pernambucana, que engloba o bairro de Santo Amaro e regiões circunvizinhas; a AIS-16, que reúne os municípios de Limoeiro, Cumaru, Feira Nova, Machados, Passira e Salgadinho; e a AIS-20, composta por 12 municípios do Sertão do Pajeú.
Outra importante marca alcançada foi que 7 municípios seguem em ritmo de queda nos registros desta modalidade criminosa, no comparativo entre janeiro e outubro de 2024/2025. São eles: Cabo de Santo Agostinho (redução de 60% nos casos); Gravatá (-50%); Jaboatão dos Guararapes (-20%); Olinda e Ouricuri (ambas com menos 33%), além de Vitória de Santo Antão (-50%) e Petrolina (-80%).
Considerado um crime de proximidade, o feminicídio acontece quando a motivação está ligada ao fato de a vítima ser do sexo feminino, frequentemente em contextos de violência doméstica e familiar. “Por meio de ações integradas das nossas forças policiais, o Governo de Pernambuco segue intensificando e ampliando o combate à violência contra a mulher em todos os níveis. São medidas efetivas, previstas no Juntos pela Segurança, que estão trazendo resultados concretos para a proteção da integridade e da vida das pernambucanas. E vamos seguir trabalhando firmes para reverter os números, pois não podemos tolerar que feminicídios continuem acontecendo em nosso Estado”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
PATRULHA MARIA DA PENHA – As ações da Patrulha Maria da Penha, da PMPE, foram intensificadas e o seu atendimento aprimorado. Em 2023, foram realizados 4.258 acompanhamentos de medidas protetivas e 19.481 diligências. Em 2024, foram 6.148 acompanhamentos de medidas protetivas e 18.778 diligências realizadas, em todo o Estado. Já em 2025, até o mês de outubro, o programa ampliou significativamente suas ações, com 6.092 medidas acompanhadas e com 3.082 mulheres ingressando no programa.
DENÚNCIAS – Importante lembrar que, para se combater este tipo de crime, também é preciso contar com a colaboração da rede de proteção. Pessoas próximas, amigos e vizinhos podem passar informações e fazer denúncias sigilosas. Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190. Para denúncias anônimas, a SDS disponibiliza os telefones 181 ou 0800.081.5001. O sigilo é garantido e a ligação é gratuita de qualquer município do Estado. A Ouvidoria Estadual da Mulher também oferece atendimento especializado pelo número 0800.281.8187. Além disso, é possível registrar denúncias pelos sites www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br e www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco.
Blog do Didi Galvão

