Papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis, que será o 1º santo “millennium”

O papa Francisco e os cardeais residentes em Roma aprovaram, nesta segunda-feira, a canonização de Carlo Acutis, que será o primeiro santo “millennial”, juntamente com 14 outros nomes. A data da canonização do beato ainda não foi definida.

A cerimônia desta segunda-feira, chamada de Consistório Público Ordinário, é tida, sobretudo, como uma formalidae, dado que o reconhecimento dos milagres de Acutis já foram feitos em maio deste ano.

A expectativa é que a cerimônia de canonização aconteça no próximo ano, segundo a emissora americana CBS.

Apelidado de “Influencer de Deus”, Acutis morreu de maneira precoce em 2006, vítima de uma leucemia, e foi beatificado em 2020 após ter seu primeiro milagre reconhecido: a cura de uma criança brasileira do Mato Grosso do Sul.

Segundo a Santa Sé, Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos, o departamento responsável pelas beatificações e canonizações, a “promulgar o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”.

Acutis gostava muito de internet e tinha muito talento com computadores. Mas, além disso, era imbuído de uma fé precoce e intensa, que o levou a criar sites religiosos e uma exposição que documentava milagres eucarísticos. Sua mãe, Antonia Salzano, recebeu a notícia com “grande alegria”.

— O Senhor respondeu ao desejo de tantas pessoas que rezaram por sua canonização — disse ela à Rádio Vaticano nesta sexta-feira.

O adolescente nasceu em Londres, no Reino Unido, em 3 de maio de 1991 — e por isso considerado um millennial (quem nasceu entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990). Filho de pais italianos, mudou-se mais tarde para Milão, na Itália, com a família, que não era religiosa. A fé católica foi ensinada e nutrida por uma babá polonesa.

Acutis morreu de leucemia fulminante aos 15 anos de idade, em 12 de outubro de 2006, em Monza, próximo de Milão, no norte da Itália. Seu corpo foi transferido para a cidade italiana de Assis, onde atualmente está exposto em um santuário, ao lado de outras relíquias.

Antes de partir, deixou um conselho à sua geração: “Todos os homens nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias. Não deixem que isso aconteça com vocês.”

A citação foi incluída por Francisco em 2019 em um longo texto dirigido aos jovens, alertando-os contra os “gigantescos interesses econômicos” da Internet, onde são divulgadas “notícias falsas”. Acutis foi declarado “venerável” em 2018.

Dois anos depois, em 10 de outubro de 2020, o Vaticano reconheceu um primeiro milagre atribuído ao adolescente, em 2013: um menino brasileiro que sofria de problemas digestivos e de uma rara anomalia no pâncreas foi salvo sem cirurgia depois que sua família rezou para o adolescente, segundo a Igreja Católica.

O milagre foi mais um sinal de ligação com o Brasil. O primeiro é a data de sua morte, 12 de outubro, data em que a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada padroeira do Brasil. A beatificação é o último passo para tornar alguém santo.

O segundo e mais recente milagre, que levou ao processo de canonização, foi uma suposta cura de uma menina da Costa Rica, informou a CNN. A criança sofreu um traumatismo craniano após cair de bicicleta em Florença, na Itália, onde estudava. A mãe conta que rezou pela recuperação da filha no túmulo de Acutis.

Um consistório — a assembleia de cardeais — deve agora definir uma data para a canonização. Segundo a rede americana, a história de Acutis é importante para a Igreja Católica, já que procura estabelecer uma ligação com as gerações mais jovens na era da tecnologia.

O adolescente, que é lembrado pelos amigos por gostar de videogames clássicos, como Super Mario e Pokémon, foi patrono da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa de 2023. Sua juventude, inclusive, foi mencionada por Francisco, um dia após a data de sua beatificação:

— [Carlo Acutis] não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual! — afirmou o Pontífice durante o Angelus dominical, segundo o Vatican News.

Verifique também

Nota da Compesa sobre serviços emergencial em Lagoa Grande e Izacolândia

A Compesa informa que na manhã de hoje (20), foi identificada a necessidade de manutenção …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *