Otan alerta Lula sobre tarifas secundárias de Trump contra a Rússia: “Telefone para o Putin”

O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, disse nesta terça-feira (15) que parceiros comerciais da Rússia, como Brasil, China e Índia, podem ser fortemente atingidos por tarifas secundárias dos Estados Unidos contra Moscou.

Ele recomendou aos líderes locais, citando especificamente o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para que telefonem para o ditador Vladimir Putin para tentar convencê-lo a negociar um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia.

“Meu conselho a esses três países, em particular, é que, se você mora em Pequim, ou em Nova Délhi, ou se é o presidente do Brasil, talvez queira olhar para isso, porque isso [tarifas secundárias dos Estados Unidos] pode ser muito prejudicial”, disse Rutte a jornalistas em Washington, durante uma reunião com senadores americanos, segundo informações da agência Reuters.

Na segunda-feira (14), em encontro com Rutte na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que aplicará tarifas de 100% sobre produtos importados da Rússia e secundárias no mesmo patamar a nações que compram do país de Putin caso não seja alcançado um acordo para interromper a guerra com a Ucrânia dentro de 50 dias.

No ano passado, China, Índia e Brasil atingiram recordes no comércio bilateral com a Rússia.

“Então, por favor, telefonem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso afetará o Brasil, a Índia e a China de forma massiva”, acrescentou Rutte.

Fonte: Gazeta do Povo

Verifique também

Filha de Noêmia Carinhanha Monteiro emite Nota de Esclarecimento acerca do incêndio ocorrido em uma residência em Cabrobó

NOTA DE ESCLARECIMENTO Eu, filha da senhora Noêmia Carinhanha Monteiro, venho a público esclarecer e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online