“O ministro errou”, diz Aldo Rebelo ao comentar ameaça de prisão de Alexandre de Moraes

O ex-ministro da Defesa participou, nesta semana, do Podcast Política Real; o programa de entrevistas é apresentado pelo consultor eleitoral e analista político Wilson Pedroso

O ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo, participou, nesta semana, do mais recente episódio do Podcast Política Real, apresentado pelo consultor eleitoral e analista político Wilson Pedroso. Ele comentou o recente episódio em que o ministro Alexandre de Moraes ameaçou prendê-lo durante depoimento no Supremo Tribunal Federal (STF), no processo que apura a tentativa de golpe de Estado entre 2022 e o início de 2023. “Eu acho que o ministro errou”, disse Rebelo, que classificou a pergunta de Moraes como “quase uma provocação”. Ele também afirmou que o comportamento nos depoimentos é ditado por normas e não pela “vontade do ministro”.

As declarações de Rebelo ocorreram depois que Wilson Pedroso perguntou sobre a reação de Alexandre de Moraes que, aparentemente, teria se sentido ofendido com as falas dele no depoimento. Então o ex-ministro comentou: “Eu acho que o ministro errou porque, em primeiro lugar, eu me ofereci voluntariamente para testemunhar, porque o almirante Garnier foi meu assessor militar no Ministério da Defesa. Era o assessor mais próximo de mim. Aí o ministro Alexandre me fez uma pergunta que já é quase uma provocação. Ele pergunta se eu estava lá. É claro que ele sabia que eu não estava lá”, disse.

Rebelo continuou: “Era notório que ele sabia que eu não estava lá. Ele já estava era insatisfeito. Eu me perguntei: ‘será que se eu tivesse dito que, de fato, a frase do Garnier era uma prova de que ele já estava com as tropas mobilizadas para o golpe, o ministro ia se sentir desacatado, como disse que sentiu?’. Aí ele disse: ‘Se o senhor não estava lá, o senhor não pode interpretar a língua portuguesa ou coisa parecida’. Eu disse: ‘Ministro, a interpretação da língua portuguesa é minha e eu não admito censura’.”, relembrou.

Finalizando, o ex-ministro comentou o exato momento em que Moraes reage ao seu depoimento com a ameaça de prisão: “Eu acho que a expressão “não admito censura” foi tomada por ele como um desacato. Mas eu, claro, pensei o seguinte: aqui ninguém admite censura. Aí ele disse: ‘Não, o senhor, assim, é desacato e pode ser preso porque precisa se comportar’. Como se o comportamento não fosse ditado por uma norma, mas sim como se fosse uma vontade do ministro”, concluiu.

No ar desde maio de 2023, o Política Real Podcast é um programa de entrevistas que aborda temas políticos de forma leve e descomplicada. Os episódios vão ao ar semanalmente, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, e são retransmitidos simultaneamente no iG Play, do portal iG. O programa faz sucesso nas redes sociais, somando milhões de visualizações no Instagram e no TikTok. Excepcionalmente, o episódio com a entrevista de Aldo Rebelo foi ao ar antecipadamente, na última segunda-feira, 26 de maio.

“A entrevista com Aldo Rebelo já estava agendada há algum tempo e, por uma grande coincidência, ela foi realizada justamente em um momento em que o ex-ministro se envolveu nesta grande polêmica com Alexandre de Moraes. Em razão da alta temperatura, decidimos não aguardar até quinta-feira e adiantar a divulgação do episódio”, conta Wilson Pedroso.

Verifique também

Veículo pega fogo na rotatória da Vila Esperança, no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina

Na noite deste sábado (15), um veículo foi completamente tomado pelas chamas na rotatória da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online