Novas pesquisas mostram disputa aberta entre Lula e Flávio Bolsonaro e reforçam cenário de polarização para 2026

Dois levantamentos divulgados nesta quarta-feira (8), realizados por institutos diferentes, reforçam que a corrida pela Presidência da República permanece aberta e marcada pela polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Embora apresentem resultados distintos, as pesquisas indicam que o cenário eleitoral segue competitivo e sujeito a mudanças nos próximos meses.

A pesquisa do Instituto Gerp, mostra um eventual 2º turno com Flávio Bolsonaro numericamente à frente de Lula, registrando 45% das intenções de voto, contra 42% do atual presidente. Apesar da vantagem, os dois aparecem em empate técnico, já que a diferença está dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Já o levantamento Meio/Ideia, apresenta um cenário diferente. No cenário estimulado em que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece como principal representante da direita, Lula registra 40,4% das intenções de voto, enquanto o parlamentar alcança 32%.

As duas pesquisas evidenciam que, mesmo utilizando metodologias próprias e captando momentos distintos da pré-campanha, o quadro nacional continua altamente polarizado entre os dois grupos políticos que dominam o debate eleitoral desde 2018. A divergência entre os resultados também demonstra a importância de acompanhar uma sequência de levantamentos, e não apenas uma pesquisa isolada, para avaliar tendências do eleitorado.

Metodologias:

Pesquisa Gerp
Período de coleta: 3 a 6 de julho de 2026;
2.000 entrevistas por telefone em todas as regiões do país;
Margem de erro de 2,2 pontos percentuais;
Nível de confiança de 95%;
Registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-03557/2026.

Pesquisa Meio/Ideia
Período de coleta: 3 a 6 de julho de 2026;
1.500 entrevistas representativas em todo o Brasil;
Margem de erro de 2,5 pontos percentuais;
Nível de confiança de 95%;
Registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-05628/2026.

Com a aproximação das convenções partidárias e da oficialização das candidaturas, a expectativa é de que novas pesquisas continuem medindo os efeitos das articulações políticas e da consolidação dos palanques estaduais sobre a disputa presidencial.

Verifique também

Nas três eleições em que Lula foi eleito presidente, ele perdeu em apenas uma em Cabrobó

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito três vezes Presidente da República. Ele já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online