Deputados federais e senadores elegeram neste sábado (01/02) os Membros das Mesas Diretoras das duas casas que compõe o Congresso Nacional, diferentemente dos comandos anteriores os atuais tem divisão de blocos partidários e mais influência da oposição.
No senado Davi Alcolumbre retorna a presidência da Casa Alta, já a vice-presidência ficará com um senador do principal partido de oposição ao governo. Quando esteve a frente do senado de 1º de fevereiro de 2019 a 1º de fevereiro de 2021, no apagar das luzes de seu mandato Alcolumbre arquivou vários pedidos de impeachment contra ministros do STF.
O Congresso Nacional já cassou mandatos de 2 presidentes eleitos pela vontade do povo brasileiro, Fernando Collor de Mello o primeiro presidente eleito pelo voto popular após 20 anos de Regime Militar e Dilma Rousseff, a primeira mulher a ser eleita presidente da República do Brasil. A justiça brasileira assinou os impeachments, depois disse que ambos eram inocentes.
No entanto, o senado federal que tem a prerrogativa constitucional de analisar pedidos de investigação contra membros do STF e da PGR, nunca teve a coragem de se quer dar inicio a uma investigação contra um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal e nem do Procurador Geral da República. Com essa nova configuração da Mesa Diretora, é possível que o tabu seja quebrado.