Municípios pernambucanos são beneficiados pela Codevasf com máquinas e equipamentos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 15ª Superintendência Regional no Recife, beneficiou prefeituras municipais de Pernambuco com a entrega de máquinas e equipamentos voltados para ações de desenvolvimento regional. As entregas aconteceram no início deste mês. O investimento é da ordem de R$ 9,4 milhões — recursos oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.

Ao todo foram entregues 52 equipamentos: 19 tratores agrícolas, 16 grades aradoras, quatro arados reversíveis, três motoniveladoras, dois caminhões compactadores de lixo, dois caminhões pipa com capacidade de 9000 litros, três caminhões toco basculantes, além de uma retroescavadeira, um caminhão toco com carroceria de madeira e um caminhão trucado basculante.

Os municípios beneficiados foram: Agrestina, Altinho, Amaraji, Araçoiaba, Brejão, Canhotinho, Condado, Cumaru, Garanhuns, Glória do Goitá, Iati, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Lagoa dos Gatos, Machados, Nazaré da Mata, Passira, Primavera, Quipapá, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Benedito do Sul, São Caitano, Surubim, Taquaritinga do Norte e Xexéu.

Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, o objetivo da ação é fortalecer a produção e promover a melhoria na qualidade de vida da sociedade. “O foco é proporcionarmos melhoria da qualidade de vida da sociedade, por meio da redução das desigualdades regionais”, ressaltou.

A Codevasf investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios, entidades sem fins lucrativos, como associações de produtores.

Sobre os veículos

O trator agrícola é projetado para tracionar, transportar e fornecer potência para máquinas e implementos agrícolas, sendo usados na aragem, na descompactação do solo quando acoplado com grade a disco, e no cultivo de diferentes plantas.

Já as grades aradoras de 14 discos são utilizadas em propriedades rurais de pequeno e médio porte para preparar o solo antes do plantio de diversas culturas, como grãos, hortaliças e frutas.

As máquinas pesadas da linha amarela — retroescavadeira — são extremamente versáteis e potentes, sendo apropriadas para uso na construção e manutenção de estradas, terraplanagem, escavações, nivelamento de terrenos, espalhamento de materiais diversos, limpeza de área, entre outros.

As motoniveladoras são máquinas dotadas de uma lâmina que pode inclinar em diversas posições em relação ao seu eixo de marcha e ao plano horizontal muito utilizada em obras de construção civil, se consolidando, cada vez mais, no mercado como item essencial para a realização de terraplenagem.

Verifique também

PSB, Avante, Republicanos e Agir convocam filiados para convenção em Sobradinho-BA

Os partidos PSB, Avante, Republicanos e Agir de Sobradinho/BA, por meio de seus respectivos presidentes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *