Vereadora relata nomes repetidos na lista, convocação de candidatos fora da ordem de classificação e denuncia contratos temporários
A vereadora do Recife pelo PT, Liana Cirne, protocolou nesta sexta-feira, 3 de janeiro, um ofício na Prefeitura do Recife que trata sobre os erros e inconsistências nas nomeações de novos professores, divulgadas no Diário Oficial de 2 de janeiro.
No documento, Liana denunciou que foram identificados problemas como nomes repetidos na lista de nomeações, convocação de candidatos fora da ordem de classificação, uso indevido da modalidade “final de fila” e erros na classificação de rescisões e substituições.
Liana questiona ainda a renovação de 1.340 contratos temporários, mesmo com uma lista de aprovados em concurso público.
“É necessário zerar o cadastro de reserva. A própria prefeitura demonstrou, ao renovar os contratos temporários, que existe demanda para nomear todos os aprovados no concurso público. Existe um ditado muito certo que diz: ‘Quem ouve mais, erra menos’. Foi isso que tentamos com a Prefeitura nos últimos meses junto aos aprovados e ao SIMPERE, mas não conseguimos. Os erros vêm se repetindo a cada nova nomeação, o que é prejudicial para todo o processo, mas principalmente para a educação pública do Recife”, diz Liana, “Esse ofício é mais uma tentativa de sermos ouvidos”, pontua a vereadora.
Liana tem usado a tribuna da Câmara e suas redes sociais para cobrar e denunciar a crise na educação do Recife. Em um dos últimos discursos a vereadora alertou para a chamada da Prefeitura para que professores façam acumulação em regência, e relatou a dificuldade para conseguir uma reunião com o executivo.
“A falta de diálogo não pode ser a marca da atual gestão junto com a categoria responsável pela educação das e dos recifenses, nem tampouco com uma vereadora eleita pelo povo de nossa cidade”, diz Liana no ofício.
Uma das denúncias de Liana é que alunos seguem ficando sem aula pelo menos uma vez na semana por falta de professores, já que para cobrir a vacância, os professores temporários – CTDs – estão sendo chamados a assumirem turmas de modo definitivo, o que acaba gerando um outro problema: a ausência de CTDs para substituição dos professores em aula-atividade, enquanto os professores regentes estão participando de formação, o que ocorre uma vez por semana, por exigência de lei federal.
Confira pedidos do ofício:
– A retificação imediata da publicação das nomeações no Diário Oficial, corrigindo todos os erros relatados;
– Esclarecimentos sobre as razões que levaram às inconsistências mencionadas, incluindo o uso indevido da modalidade “final de fila” e a confusão entre substituições e efetivações;
– A nomeação da integralidade do Cadastro de Reserva das professoras e professores aprovados no Concurso Público previsto no Edital No 1 – SEDUC/Recife, de 27 de março de 2023, ante a atual e real demanda de professores do Município;
– Reunião para tratar do cronograma de nomeações, a ser marcada em data próxima.