Jovens inspiradas por irmãs profissionais defendem time feminino do Vôlei de Praia nos JEBs Recife 2024

Rebeka Arruda e Kamila Marques, de 14 anos, conquistaram bolsas de estudo através do Vôlei de Praia e representam Pernambuco nos Jogos Brasileiros Escolares 2024 Sub 14

Por: Secretaria de Esportes de Pernambuco

Neste sábado (28), o primeiro dia das disputas do Xadrez, Badminton, Basquete, Futsal e Vôlei de Praia, Kamila Marques e Rebeka Arruda, 14 anos, brilharam ao representarem o time pernambucano feminino do Vôlei de Praia, nos Jogos Brasileiros Escolares (JEBs). Na Arena Praia do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, a dupla venceu por 2 sets a zero a equipe do Tocantins, com placares de 21×12 e 21×6.

As amigas e companheiras de equipe possuem uma história em comum: inspiradas pelas irmãs mais velhas, que já atuam como jogadoras profissionais de Vôlei, seguem o caminho do esporte desde cedo, unindo a paixão pela modalidade e o compromisso com a educação.

Outra particularidade neste início da trajetória esportiva se refere à formação das duas jovens. Tanto Kamila quanto Rebeka são bolsistas de instituições de ensino particulares, oportunidades proporcionadas graças ao esporte. A treinadora da Seleção Pernambucana Feminina Sub 14 do Vôlei de Praia, Aninha Beltrão, vem testemunhando com orgulho o poder transformador do esporte aliado à educação na vida das meninas.

“São duas meninas que através do esporte conseguiram uma educação melhor”, afirmou a técnica, ao relatar que Rebeka Bahia conseguiu uma bolsa social no Colégio Marista São Luís e Kamilla Marques é patrocinada pelo Faculdade de Medicina de Olinda (FMO).

Moradora do bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife, Kamila teve a primeira parte de sua formação estudantil em uma escola da rede pública estadual, conseguindo, posteriormente, uma oportunidade em uma escola particular.

A treinadora explicou como Kamila foi descoberta no vôlei, destacando a importância do apoio familiar no incentivo às práticas esportivas. “Uma amiga de Amanda (irmã de Kamila), viu nela um potencial e a indicou para nós. E o sonho de Kamila é seguir os passos da irmã, tornando-se atleta profissional de vôlei”, explicou Aninha Beltrão.

Referência em casa

A atleta profissional, que serve de inspiração para a caçula, trata-se de Amanda Marques, recém-contratada para o Minas Tênis Clube (Minas Gerais), para a temporada de 2024/2025. Com 25 anos e 1,85m de altura, ela atua na posição de oposta.

Natural de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, Amanda iniciou sua carreira no Recife Vôlei, passando pelo Country Club Valinhos (São Paulo) e Brasília Vôlei (Distrito Federal). Em sua passagem pela capital federal, ela projetou-se nacionalmente na Superliga A de 2023/2024 entre as maiores pontuadoras do torneio, com 343 pontos, e ajudou a colocar o time na 12ª colocação da competição.

“Toda a minha família sempre teve representações no esporte, e isso me influenciou, inevitavelmente. Minhas tias jogavam Handebol e o caminho que minha irmã vem percorrendo contribuiu muito para minha escolha. É muito lindo ver aonde ela chegou, porque eu sei o que ela passou, e eu me espelho demais nela”, ressaltou Kamila, ao lembrar que Amanda também foi bolsista em escola particular por meio do Vôlei.

Com apenas 12 anos, Kamila já viveu uma experiência marcante através do esporte. “Eu participei do Campeonato Brasileiro de Seleções e tive que fazer a minha primeira viagem de avião”, lembrou. A atleta também revelou que as viagens vêm proporcionando novos conhecimentos, amizades e impactando de forma memorável em seu desenvolvimento. “Tenho amigas do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de outros lugares, com as quais sigo trocando ideias e experiências”, disse, empolgada.

Companheira de time de Kamila Marques, Rebeka Bahia também reconheceu a relevância dos estudos aliada ao seu desenvolvimento no esporte. “É muito importante valorizar os estudos junto ao esporte e manter ambos unidos”, disse a atleta. É válido lembrar que para manter a a bolsa de estudos nas instituições particulares, o bom aproveitamento dos atletas é um requisito básico.

Talento em família

Assim como Kamila, Rebeka também tem uma referência dentro de casa, também no Vôlei. “Ela é irmã de Giovana Bahia, ex atleta nossa e hoje é uma das grandes promessas do vôlei de praia feminino”, salientou Beltrão.

“Gi está com viagem marcada para a próxima quinta-feira (3), para os Estados Unidos, para participar de um período de treinamento no intuito de se candidatar e conquistar uma bolsa de estudos no país”, disse a treinadora, que vem formando e revelando atletas, geração após geração.

A trajetória das atletas reforça o papel do esporte como uma ferramenta de transformação, oferecendo oportunidades de acesso a diferentes esferas sociais, além de contribuir para o desenvolvimento integral das jovens.

Agenda do Vôlei de Praia Feminino no JEBs

Neste domingo (29), Kamila e Rebeka entram em campo novamente em dois momentos, dando sequência à sua participação nos Jogos Brasileiros Escolares de 2024. Às 9h, elas enfrentam a dupla feminina do Rio Grande do Norte, e às 16h20, é a vez de competirem contra o time do Ceará. As disputas serão realizadas na Arena Praia do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.

Os Jogos Brasileiros Escolares – JEBs Recife 2024 Sub 14 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) do Governo de Pernambuco e a Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (FEDEPE).

Verifique também

Bolsa Família chega a 20,8 milhões de famílias em dezembro

O cronograma de pagamentos do Bolsa Família em dezembro tem início um pouco mais cedo, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online