João Campos e Gabriel Leitão entregam obra histórica do Pátio de Feira de Casa Amarela

Um dos mais emblemáticos centros de comércio popular do Recife, o Pátio da Feira de Casa Amarela, foi oficialmente entregue à população na última quinta-feira (4). A requalificação, que contou com um investimento de R$ 6,6 milhões viabilizado através de convênio com o Governo Federal via Codevasf e recurso da Prefeitura do Recife marca um novo capítulo na história deste espaço fundamental para a economia da cidade.

O projeto, que integra o programa de recuperação dos centros populares de comércio da cidade, representa um marco significativo para os feirantes e frequentadores do equipamento. Com a intervenção, o Pátio da Feira de Casa Amarela recebeu melhorias estruturais que visam proporcionar mais segurança, conforto, higiene e organização O pátio tem área total construída de 4 mil m², com 352 bancas de feira padronizadas, 21 fiteiros, 16 quiosques de alimentação, quatro boxes de água de coco, seis boxes de flores e quatro de animais vivos.

A requalificação contou com a instalação do gradil em todo perímetro do pátio, além das novas bancas de feira, todas com vedação em alvenaria. A área molhada do local e o módulo de animais vivos também já foram recuperados. Na parte de animais foram instaladas portas metálicas, enquanto os quiosques de coco, flores e fiteiros foram contemplados com portas de enrolar. Toda a estrutura metálica das cobertas, assim como as telhas termoacústicas, foram renovadas. Entre os serviços ainda estão a aplicação de piso intertravado, meio fio e drenagem, além da tubulação embutida de água para combate a incêndios.

“A requalificação do Pátio da Feira de Casa Amarela é um passo crucial para a valorização do comércio local e para o bem-estar de todos que frequentam este espaço tão querido pelos recifenses”, destacou o Diretor-Presidente da Conviva Mercados e Feiras, Gabriel Leitão. “Este projeto não apenas melhora as condições físicas, mas também fortalece o vínculo afetivo que a população tem com esta feira histórica.”

Além das melhorias estruturais, o projeto incluiu intervenções artísticas que enriquecem o ambiente urbano do mercado. Painéis de arte urbana, em colaboração com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital e o Gabinete de Inovação Urbana, foram especialmente criados para embelezar o espaço interno, destacando elementos culturais locais e homenageando tanto os feirantes quanto a tradição da feira de Casa Amarela.

Com a conclusão desta etapa, o Pátio da Feira de Casa Amarela se junta a outros importantes centros de comércio popular que estão sendo revitalizados na cidade, através do Plano Conviva, lançado em dezembro de 2022 pela Prefeitura do Recife, beneficiando cerca de 3 mil permissionários e promovendo o desenvolvimento econômico local. Entre os equipamentos já entregues pela Conviva – Autarquia Municipal que cuida dos Mercados e Feiras, temos o Pátio de Feira de Cais de Santa Rita, a Feira Nova de Afogados, Pátio de Roda de Fogo, Feira de Nova Descoberta, Pátio de Feira de Casa Amarela, Mercado de Nova Descoberta. Além disso, estão em execução de obra o Mercado e Pátio de Beberibe, o Camelódromo e o Mercado da Boa Vista. O plano total, com investimento de mais R$ 30 milhões, demonstra o compromisso da administração municipal em valorizar e preservar os espaços tradicionais de comércio e convívio social em Recife.

Verifique também

Vermelhou: Frente Popular escolhe Luciara de Nemias e Paulino para prefeitura de custódia

Estão definidos os nomes que representarão a Frente Popular de Custódia, formada pelos partidos PSB, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *