Ipec: cresce percentual de brasileiros que acham que Lula não deveria se candidatar à reeleição

Como um novo indicativo da queda de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o percentual de brasileiros que acham que Lula não deve ser candidato à reeleição subiu de 57% para 62%.

O dado faz parte de uma pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada neste sábado (15) pelo colunista José Roberto de Toledo, do UOL, e que mostra ainda que um enfraquecimento do apoio entre os eleitores do petista.

De acordo com o levantamento, a taxa de entre pessoas que votaram em Lula em 2022 e que acreditam que ele não deve concorrer passou de 24% para 32%, mais do que um a cada três eleitores.

A última medição havia sido feita em novembro de 2024. Já entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, a taxa de pessoas que não apoiam a reeleição do atual chefe do Executivo é de 95%.

A pesquisa perguntou aos 62% de participantes que se disseram contrários à reeleição do Lula o motivo da opção. As respostas, que por conta do método espontâneo ultrapassa os 100%, foram as seguintes:

Não está fazendo um bom trabalho – 36% dos entrevistados;
Porque é corrupto – 20%;
Pela idade – 17%;
Já teve a sua chance – 11%;
Por não confiar nele – 9%;
Para ter renovação – 7%;
Não é um bom administrador – 5%;
Aumentou impostos – 5%;
Prometeu não se candidatar novamente – 3%;
Não cumpre o que promete – 2%;
Inflação muito alta – 2%.

De acordo com a medição, a queda de popularidade acontece exatemente na avaliação do governo atual do presidente, já que a soma de quem acha que ele não faz bom trabalho (36%), com não ser bom administrador (5%), com impactos pelo aumento impostos (5%) , inflação alta ( 2%) e não cumprir promessas (2%) chega a 50% dos entrevistados.

Há ainda um indicativo no levantamento de um desejo por renovação, que totaliza 39% das respostas: a soma de quem cita a idade avançada e saúde do presidente (17%), dizem que ele já teve sua chance (11%), que é preciso renovar (7%), que afirmam que ele prometeu não se candidatar de novo (3%) e que é contra a reeleição em geral (1%).

A Análise vai de encontro à pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, que mostrou um tombo na popularidade de Lula, puxado por segmentos que formam a base de sustentação do presidente. A atual gestão atingiu o menor índice de avaliação positiva de todos os mandatos do petista na série histórica do levantamento e o percentual do eleitorado que considera que Lula 3 é ótimo ou bom caiu 11 pontos percentuais em apenas dois meses, de 35% para 24%. No grupo que declara ter votado em Lula no segundo turno das eleições de 2022, a queda é ainda maior, de 20 pontos.

Verifique também

Em todo Sertão Pernambucano há aproximadamente 222 mil eleitores evangélicos

Os eleitores sertanejos já contribuíram com eleição de muitos deputados, sem falar na generosidade de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online