Inteligência artificial: metade da população no Nordeste teme redução de empregos

Pesquisa Observatório Febraban mostra que maioria se preocupa com a falta de oportunidades provocadas pelo avanço da inteligência artificial

Metade das pessoas no Nordeste tem receio de a inteligência artificial reduzir empregos ou oportunidades. De acordo com a última Pesquisa Observatório Febraban, realizada pelo IPESPE no mês passado, 50% da população na região acredita que a IA é uma ameaça no campo profissional. O índice só não é maior do que os registrados nas regiões Sudeste (55%) e Norte (51%); no Centro-Oeste, esse percentual foi de 49%, enquanto no Sul ficou em 37%.

Ainda segundo o levantamento, no Nordeste, 31% dos entrevistados acham que a IA trará mais oportunidades do que riscos no campo profissional; 28% acreditam em riscos e oportunidades na mesma medida; outros 25% afirmam que ela traz mais riscos do que oportunidades.

Os dados inéditos da 19ª edição da pesquisa trazem um panorama abrangente sobre o grau de conhecimento e familiaridade dos brasileiros com a inteligência artificial.

No recorte referente ao Nordeste, 90% das pessoas disseram já ter ouvido falar de IA, em um nível pouco abaixo da média nacional (92%); os que afirmaram conhecer bem a ferramenta na região somam 35%, enquanto 68% relatam que já tiveram com certeza algum contato com a tecnologia. Os que disseram já ter utilizado a IA chegam a 52%. Os que não a utilizam alegam principalmente o medo de errar ou receber notícias falsas (30%) ou a preocupação com privacidade ou uso de dados (18%).

Entre os principais usos mencionados, o campeão é a busca de informações e esclarecimento de dúvidas (57%), seguida de longe pela ajuda no trabalho (12%) ou nos estudos (10%). A principal vantagem esperada com a IA é o ganho de tempo (42%), seguido do aprendizado de coisas novas (26%).

“A pesquisa traz um cenário compatível com o estágio atual do debate no país. Ainda estamos discutindo um marco legal específico para a inteligência artificial, e órgãos como a ANPD, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, vêm testando instrumentos regulatórios voltados à IA e à proteção de dados”, ressalta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.

Verifique também

Carro adesivado para campanha pode afetar seguro se uso do veículo mudar, alerta especialista

Renato Pavani, da Prime Broker, explica que propaganda eleitoral, isoladamente, não cancela cobertura; atenção deve …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online