Integrantes da CIRA em Petrolina vão à Salgueiro cobrar resposta do presidente Lula sobre irrigação nos assentamentos

Integrantes da CIRA Petrolina vão ao encontro do presidente Lula para pedir uma resposta sobre o pré-projeto de lei para implantação de irrigação nos assentamentos públicos no município.

O documento foi encaminhado no dia 21 de março, por meio do Ofício nº 05/2025 solicitando uma resposta urgente ao Ofício 04/2024, de abril do ano passado. O documento trata do pré-projeto de lei que propõe tornar a irrigação nos assentamentos da reforma agrária uma Política de Estado.

A proposta, que já foi aprovada pelos membros da CIRA — composta por movimentos sociais, entidades populares e órgãos públicos — também foi referendada por mais de 300 participantes do 1º Seminário da CIRA, realizado em Petrolina, no mesmo dia do envio do ofício. O evento teve como tema “Irrigação nos Assentamentos da Reforma Agrária – Entraves e Possibilidades” e reuniu representantes de diversas instituições públicas e da sociedade civil.

O pré-projeto de lei visa à criação do Programa Nacional de Irrigação para a Reforma Agrária (PNIRA), com o objetivo de garantir infraestrutura hídrica para os assentamentos e assegurar a produção de alimentos de forma sustentável.

“A situação é gritante e requer urgência do governo”, destaca o ofício assinado pela coordenação da CIRA, que cobra uma manifestação do governo federal sobre os próximos passos para o avanço da proposta.

A CIRA é formada por organizações como o Conselho Popular de Petrolina (CPP), ETAPE, MST, SINTRAF, ASTRAF, associações de agricultores e agricultoras familiares dos assentamentos, e conta com o apoio de instituições como o INCRA, CODEVASF (3ª SR), UNIVASF, IFSertão e EMBRAPA.

A expectativa da comissão é que o governo federal se posicione com celeridade diante da urgência vivida pelos assentados, especialmente nas regiões semiáridas que enfrentam dificuldades históricas com o acesso à água e a infraestrutura agrícola.

A Comissão solicitou ainda a gestão do Presidente Lula, junto aos Bancos BB e do Nordeste, para viabilizar recursos do Pronaf para a irrigação dos Assentamentos da Reforma Agrária.

Estiveram em Salgueiro, Isalia Damacena, Rosalvo Antônio, Florisvaldo Neris, Aldemira Maria Evangelista e Osmar dos Santos, todos representando a CIRA.

Verifique também

Veículo pega fogo na rotatória da Vila Esperança, no bairro Antônio Cassimiro, em Petrolina

Na noite deste sábado (15), um veículo foi completamente tomado pelas chamas na rotatória da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online