Inscrições abertas para Mostra Desemboca de Dança e Performance no Vale do São Francisco até 3 de julho

Gratuitamente, o projeto oferece formação para criação coletiva em intervenção urbana e audiovisual

O projeto Mostra Desemboca, espaço dedicado à experimentação em dança e performance, abre inscrições para suas oficinas de capacitação e fomento das poéticas ribeirinhas. A iniciativa culminará na produção coletiva de um site com ensaio fotográfico, fruto de intervenções artísticas nas ruas de Juazeiro-BA. As oficinas serão realizadas de 09 a 13 de julho no Centro de Cultura João Gilberto, e as inscrições estão abertas até o dia 03 de julho. Os interessados devem preencher o formulário disponível na bio do perfil no Instagram do projeto, @mostradesemboca.

A Mostra Desemboca propõe exercícios e vivências guiados por conceitos e imagens poéticas, inspirados em referências como Leda Maria Martins, João Zinclar, Nancy Mangabeira Unger, Ailton Krenak e Kazuo Ohno. Segundo Cássio Viana, diretor artístico do projeto, a imersão “investiga as performatividades do corpo ribeirinho enquanto ambiente privilegiado de transmissão de saberes. Dançaremos as águas que constituem nossas identidades.”

O projeto prevê cinco encontros presenciais, mesclando oficinas e uma mostra artística e pedagógica do processo. As oficinas ocorrerão de 09 a 12 de julho, de terça a sexta-feira, das 18h às 22h, e no dia 13 de julho, sábado, das 8h às 12h, totalizando aproximadamente 16 horas de formação. Além disso, haverá a apresentação da intervenção urbana e o lançamento do site com o ensaio fotográfico.

Estudantes, artistas, povos de comunidades tradicionais e de terreiro do Vale do São Francisco, especialmente de Juazeiro, são convidados a participar. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e recebe apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A Lei Paulo Gustavo foi criada para a efetivação de ações emergenciais de apoio ao setor cultural, conforme a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Verifique também

Nota da Compesa sobre serviços emergencial em Lagoa Grande e Izacolândia

A Compesa informa que na manhã de hoje (20), foi identificada a necessidade de manutenção …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *