HU-Univasf promove aulas de ginástica laboral para trabalhadores do hospital

A rotina dos profissionais de saúde é marcada por longos períodos em pé e movimentos repetitivos, fatores que podem gerar desconforto e problemas físicos. Pensando nisso, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem promovido aulas de ginástica laboral para seus colaboradores. Criado em 2015, o projeto evidencia a importância das atividades físicas e melhora a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores da unidade hospitalar.

A iniciativa tem se destacado pela capacidade de integrar e motivar os profissionais do HU. “A ideia de implementar a ginástica laboral partiu do entendimento de que os colaboradores do Hospital Universitário, que cuidam dos pacientes do SUS, também devem ser cuidados. O foco é cuidar de quem cuida”, explica Paula Maduro, profissional de Educação Física e chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, responsável pelo projeto.

A profissional detalha os benefícios da ginástica laboral no ambiente hospitalar. “Desde o início do projeto, os principais benefícios observados incluem a redução de dores musculares, o aumento da disposição e da energia dos colaboradores, a melhoria do clima organizacional e a promoção da saúde mental, com a diminuição dos níveis de estresse”, complementa Paula Maduro.

As aulas são dinâmicas e adaptadas para diferentes setores e horários, garantindo a participação de todos os interessados. Neste ano, algumas modificações foram introduzidas para tornar as atividades ainda mais envolventes. “Realizamos os exercícios da ginástica laboral em dupla e, ao final da aula, os colaboradores formam uma coluna para fazer uma massagem no colega. Essas atividades geram maior motivação e integração entre as equipes”, garante Maduro.

Ascom – HU

Verifique também

Raquel Lyra em alta na disputa pela prefeitura de Ipubi; os três concorrentes integram a base da governadora

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vive momento excepcional na cidade de Ipubi. Os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *