HCP intensifica combate ao câncer de cabeça e pescoço com campanha Julho Verde

O mote trabalhado este ano é “Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço”, com o intuito de chamar atenção para os fatores de risco

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência em oncologia no Estado, lança uma de suas maiores campanhas que também é uma campanha de abrangência nacional: Julho Verde, em conscientização ao câncer de cabeça e pescoço. Este ano, o HCP trabalha o mote “Não dê chance ao câncer de cabeça e pescoço”, com o objetivo de fazer um alerta para os fatores de risco que provocam os cânceres na região, sendo o principal deles, o tabagismo.  Ao longo do mês, conteúdos relacionados ao tema podem ser conferidos no site exclusivo hcp.org.br/julhoverde e redes sociais @sigahcp.

O termo câncer de cabeça e pescoço engloba um grupo de tumores malignos que se desenvolvem em diversas regiões da face, boca, garganta, faringe, laringe, glândulas salivares, tireoide, pele e ossos da cabeça e pescoço. No Brasil, estima-se que 118.650 novos casos surgirão no triênio 2023-2025, com 39.550 novos casos por ano em média, tornando-o o quinto tipo de câncer mais comum, afetando tanto homens quanto mulheres, com leve predominância no sexo masculino.

A boa notícia é que o câncer de cabeça e pescoço tem altas chances de cura quando detectado precocemente. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) estima que a descoberta precoce pode levar a taxas de cura de até 90%.

Nesse sentido, a campanha do HCP enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Medidas simples como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcoolmanter uma boa higiene bucal, fazer visitas regulares ao dentista e se proteger contra o HPV através da vacinação e do sexo seguro podem evitar o surgimento da doença.

Principais sintomas:

  • Nódulos no pescoço ou na boca;
  • Feridas que não cicatrizam;
  • Dor de garganta persistente;
  • Dificuldade para engolir;
  • Alterações na voz ou rouquidão.

Em Pernambuco, mais de 50% das pessoas com câncer de cabeça e pescoço são tratadas na instituição. O HCP é referência em tratamento completo para pacientes o câncer de cabeça e pescoço, incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia e reabilitação. A equipe multidisciplinar do hospital é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos especializados.

Workshop em Câncer de Cabeça e Pescoço: Para ampliar o conhecimento da população da área da saúde sobre o câncer de cabeça e pescoço, o HCP realizará um workshop no dia 6 de julho, das 08h à 15h. O evento contará com a participação de especialistas que abordarão os principais aspectos da doença, desde a prevenção até o tratamento. O evento será no Beach Class Convention, em Boa Viagem. As inscrições estão abertas pelo site hcp.org.br/workshopcabecapescoco , mediante pagamento da taxa de R$ 50,00 para profissionais da saúde ou R$ 25,00 para estudantes.

HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Verifique também

Últimas vagas para o V Seminário de Gestão e inovação empresarial; o evento será no próximo dia 31 em Petrolina-PE

No próximo dia 31 de julho, Petrolina-PE sediará a 5ª edição do Seminário de Gestão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *