O pernambucano Danilo Cabral, candidato a governador na eleição de 2022, ocupa atualmente a superintendência da Sudene. O ex-deputado federal pelo PSB-PE, foi apadrinhado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), eleita na chapa liderada por Danilo Cabral.
Danilo está na corda bamba, pode perder o cargo a qualquer momento. Isso porque lideranças do PT dos estados mais petistas do Brasil, estão insatisfeitos com o pernambucano e já há movimentações em Brasília pedindo a cabeça do Superintendente da Sudene.
O governador cearense Elmano de Freitas (PT), não esconde sua insatisfação com o rumo da Sudene nas mãos do pernambucano Danilo Cabral. No mês passado em evento da ferrovia Transnordestina, o mandatário do estado vizinho acusou o pernambucano de promover atraso nos repasses de recursos para continuação das obras.
Danilo vem sendo alvo de ‘fogo amigo’, isso porque ele foi indicado pelo PT de Pernambuco e vem sofrendo acusações do PT do Ceará. Só pra lembrar o que tem por trás de tudo isso, a Sudene tem um orçamento anual de quase 50 bilhões de reais.
Resta saber quem vai levar a melhor nessa queda de braço entre o PT de Pernambuco e o PT do Ceará, quem vai ter mais força junto ao presidente Lula o senador Humberto Costa ou o governador Elmano de Freitas. Outro cargo pode entrar na mira do PT do Ceará, a presidência do Banco do Nordeste também foi uma indicação do PT de Pernambuco.
Se o PT do Ceará levar a melhor no embate com o PT de Pernambuco, o ex-governador Paulo Câmara pode colocar a ‘barba de molho’, Isso porque a próxima investida do governador Elmano, com certeza será a presidência do Banco do Nordeste. Até mesmo porque a sede da instituição financeira, fica em Fortaleza que é a capital cearense.