A Comunidade Quilombola do Inhanhum, localizada às margens do Rio São Francisco, na zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, receberá a 4ª edição do MOVIMENTO VIDEOARTE COMUNIDADE. O curso gratuito de formação em cinema será realizado entre os dias 13 e 18 de julho.
Através do projeto, que desde 2018 já passou por periferias de Petrolina-PE e comunidade Quilombola de Mata de São José, em Orocó-PE, são oferecidas aulas de audiovisual para iniciantes na área. Agora, o curso será exclusivamente oferecido aos moradores de Inhanhum e regiões circunvizinhas. Ao todo, 25 pessoas, entre jovens, adultos, homens e mulheres, vão participar da ação.
Durante a formação, profissionais experientes em audiovisual estarão presentes para ensinar os fundamentos do cinema, incluindo a criação de roteiros, o uso de enquadramentos e o manuseio de câmeras DSLR, capacitando os participantes a contar suas próprias histórias por meio da linguagem audiovisual.
O objetivo principal é fornecer ferramentas que permitam à comunidade, marcada por laços de consanguinidade e por suas tradicionais práticas culturais, fortalecer e preservar suas memórias e narrativas, além de se reinventar por meio do cinema, valorizando sua própria história e cultura.
Este evento é realizado com o apoio do Funcultura Audiovisual e a produção da Audiovisual Brasileiro Produções. O proponente do projeto é o cineasta Robério Brasileiro.
Por: Bia Braga | Comunicação