Educação digital e saúde emocional: como lidar com a ausência de celulares nas escolas?

Psicóloga comenta possíveis efeitos nos jovens devido à restrição de aparelhos eletrônicos

Com a recente proibição da utilização de celulares nas escolas, surge um novo desafio: ajudar os alunos a lidarem emocionalmente com essa ausência. O uso excessivo desses dispositivos tem sido cada vez mais discutido, especialmente entre os jovens, que podem demonstrar sinais de dependência tecnológica. O relatório Digital 2023: Global Overview Report revelou o Brasil ocupando a segunda posição mundial no uso de telas. Os brasileiros dedicam, em média, 9 horas diárias.

A ausência do celular nas instituições de ensino pode gerar sentimentos de ansiedade. Joana Maia, psicóloga escolar e professora do curso de Psicologia da UNINASSAU Rio de Janeiro, ressalta que também há a possibilidade de a sensação de incompreensão existir. “Além desses sintomas ao ficar sem o aparelho, há a questão da raiva ou dos alunos se sentirem injustiçados, caso entendam a proibição como a perda de um direito. Por isso, ao lado dessa decisão, é fundamental a escola realizar, junto aos jovens, um trabalho de educação digital para o uso consciente dos dispositivos”, afirma.

A equipe escolar também deve estar atenta a sinais de sofrimento emocional, como angústia excessiva ou reações exacerbadas à falta do aparelho. Em casos assim, o acompanhamento psicológico pode ser fundamental para ajudar o aluno a se adaptar. Portanto, tanto o ambiente de aprendizado quanto as famílias têm um papel crucial nesse processo.

Entretanto, a proibição também traz oportunidades. “A retirada dos celulares nas instituições de ensino tem o efeito positivo de convidar os jovens a retomarem a socialização no olho a olho e o livre brincar, fundamentais para o desenvolvimento socioemocional. Além disso, se o trabalho de educação digital é realizado em conjunto, a escola pode contribuir para que os estudantes efetuem um uso autônomo e saudável das telas”, comenta a psicóloga.

Promover atividades que incentivem o contato presencial e o diálogo em casa pode ajudar na transição, contribuindo para uma geração mais equilibrada e menos dependente das telas.

Verifique também

Movimentação na Delegacia de Policia Civil de Belém do São Francisco gera especulação da população nas redes sociais

População de Belém do São Francisco, sertão do estado de Pernambuco, ainda está em choque …

One comment

  1. Qual a importância de realizar um trabalho de educação digital nas escolas para o uso consciente dos dispositivos? Regard IT Telkom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online