Desfile Cívico da Independência revela a literatura e leva diferentes linguagens e expressões à avenida em Vermelhos

Com alunos das escolas da rede municipal e dos CMEIs da região do distrito de Vermelhos, a Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, realizou o Desfile Cívico em alusão ao 7 de Setembro. Trazendo o tema “Identidades em Cena: A literatura que revela quem somos”, os pelotões, as bandas marciais e as alas encantaram o público e deram um verdadeiro show, revelando a literatura e levando diferentes linguagens e expressões à Avenida Principal da localidade.

Desfilaram pela avenida as porta-bandeiras, os carros alegóricos, as faixas temáticas, a corporação do Exército Brasileiro, além de oito bandas marciais, entre elas a Banda da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Bamusa) e a Banda Marcial da Escola Eduardo Campos (Bamec), alunos e professores dos CMEIs Zilda Arns e Maria Luzimar, das Escolas José Arnaldo, Arco Íris, Eduardo Campos e Escolas do Campo (Ouro Verde, Ilha do Pontal e Padre José de Anchieta), Vaqueiros, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e outros órgãos das Secretarias Municipais.

A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, ladeada de várias autoridades, entre elas secretárias (os) e vereadoras (es), acompanhou atenta o desfile e disse que foi um momento especial para reflexão sobre a cidadania, mas também para mostrar o trabalho do município em prol da educação, em todas as áreas de atuação no processo de ensino e aprendizagem.

“É muito importante prestigiarmos o desfile das escolas da região do distrito de Vermelhos. São centenas de alunos e, com certeza, é uma alegria para as famílias e também para nós, que fazemos o poder público. O Desfile Cívico da Independência é tradição, é um momento de valorização da nossa história e de fortalecimento do vínculo entre a educação e a cidadania. A Prefeitura tem o papel primordial neste enredo: apoiar, incentivar e investir cada vez mais nesse espírito cívico”, ressaltou Catharina Garziera.

A secretária de Educação, Joseilde Paulino, ressaltou a importância da participação dos alunos, professores, gestores e das famílias no Desfile Cívico que vai ficar marcado na história do distrito de Vermelhos. “A gestão da nossa prefeita tem feito muito pela educação e investido pesado no desfile. Nossas escolas deram um verdadeiro show de civismo e literatura na avenida”, disse.

“Costumo dizer que o professor é uma usina de criatividade, e esse pensamento ficou bem evidenciado na avenida. O desfile em Vermelhos mostrou a milhares de pessoas a evolução, os adereços e a originalidade na criação de fantasias e alegorias. Os nossos professores estão de parabéns, pois conseguimos externar para a população presente que ler é, sobretudo, participar do dia a dia e ver o desenvolvimento da educação na vida do cidadão lagoa-grandense. Esse é o papel da Secretaria de Educação: preocupar-se com a formação e o futuro de cada cidadão”, comentou Joseilde Paulino.

A programação em alusão ao Dia da Independência foi encerrada na manhã desta segunda (7/9) com o Hasteamento das Bandeiras na Sede da Prefeitura. O ato Solene reuniu a população, alunos, professores e diversas autoridades. A prefeita Catharina Garziera foi responsável por hastear a bandeira do Brasil, a secretária municipal de Educação, Joseilde Paulino, hasteou a bandeira de Lagoa Grande, e o vereador Mantena, presidente da Câmara de Vereadores, ficou encarregado do hasteamento da bandeira de Pernambuco.

Fotos: Everaldo de Souza Ramos

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande

Verifique também

7 de Setembro reúne grande público na Avenida Guararapes, em Petrolina

Petrolina celebrou o 7 de Setembro com grande participação popular na Avenida Guararapes, onde foi …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online