Desenvolve PE vai realizar Ideathon Origens 2 e oficina de robótica e inteligência artificial para estudantes indígenas

Evento vai reunir mais de 100 estudantes de quatro povos, nos dias 15 e 16, no território Xukuru, em Pesqueira

Estudantes de quatro povos indígenas pernambucanos vão se reunir no município de Pesqueira, no Agreste do Estado, para participar do Ideathon Origens 2. O evento acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, promovido pelo Projeto Desenvolve PE – parceria entre a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PE). A abertura será realizada às 09h00 da segunda-feira (15) com apresentações culturais típicas dos povos da região.

A programação inclui palestras, oficinas e mentorias sobre inovação e tecnologia. O Ideathon reunirá mais de cem alunos de escolas indígenas dos povos Xukuru; Tuxá; Kapinawá e Kambiwá, dos municípios de Pesqueira, Ibimirim, Buíque e Inajá. Com foco no tema: “soluções originárias e inovadoras para desafios dos territórios”, a maratona de ideias será realizada na Escola Intermediária Monsenhor Olímpio Torres, conhecida como Escola Indígena Milson e Nilson, situada na Vila de Cimbres. Os estudantes vão contar com o suporte de professores e mentores especialistas em inovação para pensar em soluções inovadoras e aplicáveis para desafios das comunidades em que vivem. As ideias desenvolvidas serão apresentadas para uma banca avaliadora que escolherá as melhores soluções propostas.

Em paralelo ao Ideathon, na escola também acontecerá uma oficina de robótica e inteligência artificial. Este curso será ministrado por especialistas em tecnologia do Instituto de Economia Circular (IEC) para uma turma de 50 estudantes. Durante os dois dias, os alunos da oficina estudarão conteúdos que abrangem programação de computadores; funcionamento de motores e componentes eletrônicos e softwares de inteligência artificial, dentre outros.

De forma pioneira em Pernambuco e no Brasil, o primeiro Ideathon Origens foi realizado nos dias dois e três de abril, no território Pankará, em Carnaubeira da Penha, no Sertão. O evento mobilizou mais de 120 estudantes e professores de 12 escolas e cinco povos da região.

Serviço:
O quê: Ideathon Origens 2
Quando: dias 15 e 16 de julho (segunda e terça-feira)
Onde: Aldeia Xukuru, Vila de Cimbres – Pesqueira
Quem participa: Alunos de escolas indígenas dos povos Xuckru; Tuxá; Kapinawá e Kambiwá
Realização: Projeto Desenvolve PE, parceria entre Amupe e Sebrae/PE

Foto: divulgação/Desenvolve PE
Comunicação – Projeto Desenvolve PE

Verifique também

Raquel Lyra em alta na disputa pela prefeitura de Ipubi; os três concorrentes integram a base da governadora

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vive momento excepcional na cidade de Ipubi. Os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *