Apoiada pela Fundação Estudar, Leela Morená fez história ao integrar equipe responsável pelo primeiro transplante bem-sucedido de rim de um animal para um ser humano vivo.
São Paulo, maio de 2025 – Nascida em Goiás e criada em Araripina, no sertão pernambucano, Leela Morená cresceu ouvindo de sua avó que a educação poderia mudar sua vida. Trabalhadora incansável como doméstica e manicure, sua avó foi sua maior incentivadora nos estudos, ensinando-lhe que sonhos só se realizam com esforço e dedicação. Foi em uma escola pública que Leela encontrou o impulso necessário para almejar novos caminhos, e sua determinação a levou a conquistar uma vaga em Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco. Durante a graduação, sua inquietação em promover impacto social a levou a ser, por quatro anos, uma das pesquisadoras de um núcleo da instituição voltado à população indígena.
Em 2019, Leela atravessou fronteiras e viajou para os Estados Unidos pela primeira vez, na mesma época em que conheceu a Fundação Estudar. Três anos depois, foi aprovada no Programa de Bolsas Líderes Estudar, o que abriu novas possibilidades em sua trajetória. Determinada a expandir seus conhecimentos, especializou-se em cirurgia e pesquisa de transplantes, dedicando-se ao xenotransplante – uma área revolucionária que busca soluções para a escassez de órgãos.
Atualmente, realiza sua pesquisa de pós-doutorado no Massachusetts General hospital, Harvard Medical School. Leela fez história ao integrar a equipe responsável pelo primeiro transplante bem-sucedido de rim de um animal para um ser humano vivo. O americano Richard Slayman recebeu em 2024 um rim oriundo de um porco geneticamente modificado, o que prolongou sua vida por dois meses. O procedimento foi um marco para a medicina e representa uma esperança para milhares de pacientes que aguardam na fila por um transplante. Atualmente, 41.559 pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil.
“A rede de bolsistas e mentores da Fundação Estudar me proporciona oportunidades de aprendizado, conexões valiosas, e um ambiente de troca com pessoas que também buscam excelência e impacto global. A mentalidade de liderança e alto desempenho promovida pela Fundação fortalece minha confiança e amplia minha visão sobre como maximizar minha contribuição na pesquisa e na medicina. Mais do que um apoio, a Fundação Estudar se tornou um catalisador para minha jornada, potencializando tudo o que já vinha construindo”, afirma Leela.
Sobre a Fundação Estudar
A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que impulsiona o potencial de jovens talentos brasileiros a cada nova geração, para que liderem transformações relevantes nos mais diversos setores do país. Fundada em 1991, sua comunidade conta com mais de 900 fellows em diferentes fases de carreira, que receberam não apenas apoio financeiro para estudarem em instituições de excelência no Brasil e no exterior, mas também apoio vitalício para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Entre suas iniciativas, a Estudar também conta com o Prep Program, preparatório gratuito para estudantes do ensino médio que sonham ingressar nas melhores universidades do mundo, e um portal digital que democratiza informações de qualidade, inspirando milhares de jovens brasileiros a ambicionarem oportunidades de estudo em instituições de ponta no Brasil e no mundo. A Fundação Estudar reafirma, assim, sua missão de criar oportunidades para gente boa agir grande e transformar o Brasil.