O governo de Pernambuco anunciou na manhã desta quinta-feira (30) a reabertura das inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE).
O novo edital, publicado nesta quinta no Diário Oficial do Estado (DOE), prevê a reserva de vagas para candidatos Pretos e Pardos, Indígenas e Quilombolas.
A inclusão acontece após a publicação da Lei Estadual nº 19.050, de 28 de outubro de 2025, que amplia e regulamenta a reserva de cotas para seleções estaduais.
O novo cronograma prevê a abertura das inscrições a partir desta quinta-feira (30). Elas deverão ser realizadas por meio do site da Fundação Carlos Chagas, até o dia 28 de novembro.
Já as provas serão realizadas nas datas de 18 e 25 de janeiro de 2026. No dia 18, serão aplicadas as provas do bloco 1, e no dia 25, dos blocos 2 e 3.
No total, estão sendo ofertadas 462 vagas para nove órgãos, em cargos ou especialidades de níveis médio e superior, com acréscimo de duas vagas para o cargo de Gestor Governamental – Controle Interno.
De acordo com a secretária de Administração, Ana Maraíza, os cargos do CPU-PE continuam sendo distribuídos em três blocos, sendo eles:
- Bloco 01 – Formação Específica de Nível Superior;
- Bloco 02 – Qualquer área de formação de nível superior;
- Bloco 03 – Formação de Nível Médio.
“Cada grupo terá seu dia e turno exclusivo para realização das provas, possibilitando que o candidato possa concorrer para até três cargos, um de cada bloco”, afirmou a secretária.
As provas serão realizadas em diferentes cidades do estado, com o objetivo de promover a participação de mais candidatos.
Municípios onde as provas serão aplicadas: Afogados da Ingazeira; Araripina; Arcoverde; Carpina; Caruaru; Floresta; Palmares; Petrolina; Recife e Salgueiro.
No momento da inscrição, o candidato poderá escolher onde fará a prova.
Blog do Didi Galvão

