A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai ampliar o abastecimento de água em Cabrobó, no Sertão do São Francisco. Nesta quinta-feira (30), foi assinada a Ordem de Serviço para a requalificação da atual Estação de Tratamento de Água (ETA) e para o início das obras de infraestrutura que vão permitir a instalação de uma nova ETA de ultrafiltração, ampliando significativamente a capacidade de produção e a regularidade no fornecimento de água à população.
A assinatura ocorreu na sede da Compesa, no Recife, e contou com as presenças do presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, do diretor da Companhia, Guilherme Freire, do prefeito de Cabrobó, Elionai Dias Santos, do secretário Executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano, e do deputado federal Waldemar Oliveira. A nova ETA terá capacidade para tratar 100 litros de água por segundo. Somada à estrutura já existente, que opera com 60 litros por segundo e receberá as intervenções de melhoria operacional, a produção total do sistema passará para 160 litros por segundo, quase o triplo da capacidade atual. O investimento previsto para a instalação da unidade é de R$ 15,6 milhões.
Para receber a nova ETA, uma estrutura móvel e que confere mais qualidade ao tratamento da água, serão realizadas as intervenções para urbanização do terreno, com a recuperação de equipamentos hidráulicos e modernização da rede elétrica, necessária para a energização do equipamento.
Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, as ações vão garantir maior estabilidade no sistema de abastecimento da cidade. “Com essa nova ETA e a requalificação da unidade atual, Cabrobó vai contar com mais regularidade na distribuição e segurança hídrica para o futuro”, destacou. A conclusão das obras está prevista para abril de 2026.
 Blog do Didi Galvão
Blog do Didi Galvão 
				 
 
 
 
 
 
		 
						
					 
						
					 
						
					 
					
				
