Reafirmando o compromisso com a política estadual sobre drogas em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, os primeiros contratos com Comunidades Terapêuticas, que passam a integrar o Programa Nova História. A iniciativa, pioneira no Estado, conta com investimento anual de R$ 3,6 milhões e busca, por meio do acolhimento humanizado e cuidado integral, a reinserção social de pessoas em situação de rua com uso abusivo de substâncias psicoativas.
“Sabemos que o desafio do uso de drogas no Brasil e em Pernambuco é enorme. Tivemos a emoção de assinar um convênio histórico com dez comunidades terapêuticas em diferentes regiões do Estado. Nosso objetivo é dar vida e nova história a centenas de pessoas que precisam de apoio e que, até aqui, muitas vezes não contavam com a força e a presença do Governo de Pernambuco. Hoje, essa realidade começa a mudar. Estamos aqui para apoiar, com recursos financeiros e com reconhecimento, aqueles que fazem a diferença na vida de tantas famílias pernambucanas”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Para a vice-governadora Priscila Krause, o enfrentamento às drogas exige união, diálogo e compromisso com a transformação social. “Se o Programa Nova História é uma realidade hoje em Pernambuco, é por conta da capacidade de unir do nosso governo, e não falo em unir os iguais, mas os diferentes, em torno de um propósito. Em cada uma das iniciativas e formas de cuidar desse desafio, mostramos que podemos ser parte da transformação na vida dessas pessoas”, enfatizou a gestora.
A assinatura dos contratos é um reconhecimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), ao trabalho desenvolvido por instituições que enfrentam as vulnerabilidades causadas pelo uso abusivo de substâncias. Para fortalecer a causa, a gestão estadual custeará, em regime residencial transitório e exclusivamente voluntário, 200 vagas pelo valor mensal de R$ 1,5 mil por pessoa.
As instituições selecionadas estão em oito municípios de diferentes regiões de Pernambuco. Todas passaram por análise documental, verificação da regularidade jurídica e visita técnica realizada pela SAS. “O trabalho é apoiar essas comunidades a receber e fazer o tratamento de pessoas que têm o histórico de uso abusivo de drogas e álcool. Esse é um olhar atento do Governo do Estado para quem mais precisa. Já estávamos trabalhando questões importantes como o combate à fome e à miséria e, agora, essa política vem para fortalecer e ajudar ainda mais as pessoas mais vulneráveis”, pontuou o titular da SAS, Carlos Braga.
Presente na solenidade, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins enfatizou que a iniciativa representa uma nova história para Pernambuco. “Chegou a hora de salvar vidas e dar as mãos às comunidades terapêuticas. É memorável isso que está acontecendo aqui. Esse é o primeiro governo que assume verdadeiramente uma política de drogas. Admiro o olhar atento de uma gestão que tem cuidado daqueles que mais precisam”, enalteceu o parlamentar.
No Agreste Central, integram o programa as comunidades CATSMA (Brejo da Madre de Deus), Desafios da Vida (Altinho) e Instituto Recanto Fênix (Riacho das Almas). No Agreste Meridional, a Fazenda Esperança Santa Rita e a Fazenda Esperança Santa Rosa, ambas em Garanhuns. No Sertão do São Francisco, a Associação Ágape (Petrolina); e na Mata Sul, a Sociedade Assistencial Saravida e a Associação Maria Amélia, localizadas em Vitória de Santo Antão. Na Região Metropolitana do Recife, foram selecionados o Instituto Acolher (São Lourenço da Mata) e a ONG Sara Nordeste (Cabo de Santo Agostinho).
Nivaldo Alves já foi atendido por uma comunidade terapêutica e compartilhou sua trajetória de superação e agradecimento. “Estou livre do mundo das drogas há 14 anos, e os desafios foram grandes, mas aprendi que é preciso ser forte para valorizar cada oportunidade e cada momento de mudança. Fui muito bem acolhido e apoiado, e por isso quero parabenizar a todos por essa iniciativa”, ressaltou.
POLÍTICA ESTADUAL SOBRE DROGAS – O Nova História soma-se às outras ações promovidas pelo Governo do Estado no enfrentamento às drogas, como o Programa Atitude, voltado ao cuidado com pessoas que fazem uso de drogas e seus familiares por meio de serviços governamentais. A iniciativa vem sendo completamente reestruturada e fortalecida nos quatro núcleos regionais localizados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Cabo de Santo Agostinho.
Participaram da solenidade as secretárias estaduais Ana Maraiza (Administração), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Juliana Gouveia (Mulher); e o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yuri Ribeiro.
Fotos: Miva Filho/Secom