Cia Biruta de Teatro é uma das atrações do “Roda – Festival de Artes para Infâncias”, em Garanhuns (PE)

O grupo vai apresentar o espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” neste domingo (26)

A Cia Biruta de Teatro desembarca em Garanhuns (PE) neste domingo (26), às 16h, com a apresentação do premiado espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo”, no Centro Cultural Sesc. O grupo petrolinense integra a programação do “Roda – Festival de Artes para Infâncias”, junto com atrações como o Teatro de Retalhos,  Coletivo Tear, Tropa do Balacobaco, Grupo Triii e muito mais.

Em Chico e Flor, a Cia Biruta traz as lendas do rio São Francisco por meio das aventuras de dois amigos. “Apresentamos as lendas como mote para estabelecer o jogo cênico e desenvolver uma poética ribeirinha a partir de imagens e referências sobre as tradições orais em torno da Ilha do Fogo (Petrolina/PE). Através desse imaginário, dialogamos com temas atuais, fazendo referências simbólicas à degradação do rio e ao desenvolvimento não sustentável”, conta Antonio Veronaldo, que além de interpretar Chico, assina a direção e a dramaturgia do espetáculo.

Desde 22 de abril, o Roda vem reunindo diversos públicos em um projeto de arte e educação que tem as crianças como protagonistas. Na edição 2026, o Festival reúne música, teatro, artes visuais, literatura, rodas de conversa e atividades recreativas. A programação completa está disponível no site do Sesc (https://centrocultural.sescpe.com.br).

O Espetáculo

“Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” é um espetáculo com dramaturgia autoral da Cia Biruta de Teatro. A peça narra a história do barqueiro Chico, um barqueiro que conhece o Rio São Francisco como ninguém! Mas ele tem uma missão: enfrentar os monstros da Ilha do Fogo para libertar as lendas e reencontrar sua família. Ao seu lado, Flor, uma menina curiosa e destemida, entra nessa jornada cheia de desafios, mistérios e encantamento.

Prêmios

Desde a sua estreia, em maio de 2015, Chico e Flor  vem participando de festivais relevantes para a cena artística voltada às crianças. Entre os principais eventos e premiações do espetáculo estão o Prêmio Pernalonga de Teatro 2018 (PE); 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – Fenatifs (Bahia, 2018); a III Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (Sousa, 2017); o 23º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, Recife – PE, 2017), no qual foi indicado a 7 prêmios e ganhou 3 (melhor trilha sonora, melhor iluminação e melhor atriz); o II Festival de Teatro Wellington Monteclaro (Juazeiro – BA, 2017), onde foi premiado na categoria de melhor atriz e escolhido o segundo melhor espetáculo.

Serviço:

Quando: 26 de abril, 16h

Onde: Centro Cultural Sesc de Garanhuns (PE)

Entrada gratuita

Classificação: Livre

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta

Spotify: Cia Biruta de Teatro

Por – Eneida Trindade

Verifique também

Cansados de esperar, moradores do bairro Mandacaru, em Petrolina, fazem obra de saneamento por conta própria

Moradores do bairro Mandacaru, em Petrolina, decidiram realizar parte de uma obra de saneamento por …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online