A iniciativa, que prevê a vivência de processo criativo em máscaras e performances no semiárido, acontece de 22 a 25 de maio, em Petrolina
A Cia Biruta de Teatro vai iniciar, nesta quinta-feira (22), o projeto “Máscaras de Insurgências – vivência de processo criativo em máscaras e performances no semiárido”. A ação é gratuita e voltada para artistas do teatro, artistas visuais e estudantes de artes. As atividades serão realizadas até 25 de maio, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Geral, e apoio da Prefeitura de Petrolina.
A proposta prevê a vivência do processo criativo em máscaras como forma de representação, performidade e teatralidade, em diálogo com saberes tradicionais e processos de autorrepresentação no contexto do sertão semiárido. O projeto será dividido em quatro encontros, entre o Cineteatro Massangano, no CEU das Águas, e espaços abertos da caatinga e da área urbana de Petrolina.
Durante o processo, os participantes irão vivenciar aspectos do biodrama, práticas de exercícios e jogos de teatro do oprimido e da antologia teatral, técnica de criação de máscaras em papel machê e experimentações com materiais do bioma caatinga, além de outras experiências.
De acordo com a atriz e produtora cultural, Cristiane Crispim, a vivência vai proporcionar um mergulho na caatinga. “Em um caminho de território, corpo e criação, vamos construir nossas máscaras a partir da terra, do bioma caatinga, das memórias e da presença. Vamos vivenciar um encontro coletivo e profundo, onde cada máscara guarda um duplo, um segredo, uma história e, no fim, esse processo se transformará em ação performática”, anuncia.
O projeto culminará na apresentação das performances criadas pelos participantes, que serão registradas em formato audiovisual e disponibilizadas, gratuitamente, nas redes sociais da Cia Biruta.
Serviço:
“Máscaras de Insurgências – vivência de processo criativo em máscaras e performances no semiárido”
Período: 22 a 25 de maio
Local: Cineteatro Massangano – CEU das Águas e espaços abertos de Petrolina/PE
Classificação: 14 anos
Com interpretação em Libras
Ficha Técnica:
Coordenação de produção e oficineira: Cristiane Crispim
Monitoria e assistente de produção: Camila Rodrigues
Monitoria e comunicação: Letícia Rodrigues
Produção: Antonio Veronaldo
Assistente de produção: Anna Freire
Coordenação de acessibilidade: Rita Silva
Registro audiovisual e fotográfico: Abajur Soluções Artísticas
Registro audiovisual: Orbit Creative
Assessoria de imprensa: Eneida Trindade
Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais
Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>
Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>
Youtube: https://www.youtube.com/ciabiruta
Spotify: Cia Biruta de Teatro