Chuvas superam média histórica em Petrolina e Prefeitura intensifica força-tarefa para minimizar impactos

A Prefeitura de Petrolina alerta a população para o volume atípico de chuvas registrado nos últimos sete dias no município. Nesse período, foi contabilizado um acumulado de 150 milímetros, o que representa praticamente o dobro do esperado para todo o mês de fevereiro, cuja média é de 78 milímetros, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Diante desse cenário, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, mantém atuação contínua para reduzir os impactos negativos causados pelas chuvas intensas. No último sábado, foi montada uma força-tarefa para ações de limpeza, monitoramento e estratégias para enfrentamento das chuvas com cerca de 100 profissionais de várias Secretarias, entre elas Serviços Públicos e Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Infraestrutura, Agricultura, Comunicação, Casa Civil, Governo entre outros setores.

As equipes seguem em campo realizando a limpeza de caixas de drenagem, grelhas e canais em vários pontos da cidade, além do patrolamento de ruas e avenidas para facilitar o escoamento da água acumulada. Também está sendo feito o bombeamento em áreas com registros de alagamentos, já foram atendidos locais considerados críticos, como a Avenida dos Minérios, no bairro Dom Avelar, além das comunidades do Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo, Vila Marcela, Santa Luzia e Quati, bem como as lagoas do Jatobá, São Joaquim e Jardim Petrópolis. Seis pontos da cidade estão com as bombas em atividade, são eles: Lagoa do Jatobá, Lagoa do São Joaquim, Vila Marcela, Jardim Petrópolis e Portal da Cidade .

A gestão municipal orienta a população a não descartar lixo em vias públicas, contribuindo para o bom funcionamento do sistema de drenagem e prevenindo novos pontos de alagamento. Mesmo com os obstáculos causados pelas chuvas, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil reforça que os serviços de zeladoria seguem normalmente, assim como a coleta domiciliar de lixo em toda a cidade.

Em caso de transtornos ou emergências como alagamentos, entupimentos, risco ou queda de árvores, a Defesa Civil pode ser acionada pelo WhatsApp (87) 98134-1838, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que atende 24 horas pode ser contatado pelo 153. A população pode buscar auxílio junto ao Corpo de Bombeiros, pelo 193; e, em caso de queda de energia, a concessionária pelo 116 ou o Programa Mais Luz da Prefeitura de Petrolina pelo 0800 608 1022.

Verifique também

Jogos Escolares Municipais 2026 realizam fase individual com grande movimentação em Ouricuri

Os Jogos Escolares Municipais 2026 movimentaram Ouricuri nos últimos dias com uma programação intensa e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online