Em mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável, o município de Cabrobó firmou um importante acordo com a CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco), garantindo a delegação de competência para emissão de licenças ambientais voltadas à instalação de projetos de energia verde. A iniciativa, conduzida pelo prefeito Galego de Nanai, representa o fortalecimento da autonomia municipal e o incentivo à sustentabilidade no campo.
De acordo com o gestor, a medida tem como principal objetivo simplificar e agilizar o processo de licenciamento, que até então dependia exclusivamente do órgão estadual. “Sabemos da dificuldade que o agricultor enfrenta para conseguir o licenciamento pela CPRH. Agora, com essa parceria, o município poderá realizar esse processo de forma direta, beneficiando o homem e a mulher do campo e promovendo o avanço da energia limpa em Cabrobó”, afirmou Galego de Nanai.
Com o novo modelo de cooperação, os produtores rurais terão mais facilidade para regularizar projetos de geração de energia solar e outras fontes renováveis, reduzindo custos e tempo de espera. A descentralização do licenciamento ambiental também possibilita maior eficiência administrativa, fortalecendo a capacidade técnica e institucional do município para promover o desenvolvimento sustentável.
Ascom – PMC