APA Petrolina é campeã da temporada nacional no atletismo paralímpico

A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) encerrou 2025 com um feito duplo e histórico. Após conquistar o tetracampeonato do Brasileiro de Atletismo Paralímpico na última quarta-feira (3), em São Paulo, a equipe também confirmou a liderança geral da temporada nacional, fechando o ano como a melhor do país no ranking da modalidade.

A campanha da equipe pernambucana foi marcada pela regularidade. No somatório das etapas, a APA acumulou 1.284 pontos, resultado de 590,75 pontos conquistados ao longo do calendário e mais 693,25 obtidos no Campeonato Brasileiro. A vantagem sobre os adversários foi expressiva, com o SESI-SP em segundo com 841,75 pontos e o Instituto Athlon em terceiro, com 838 pontos.

A diferença na pontuação evidencia a superioridade técnica da equipe ao longo de todo o ano competitivo, consolidando a hegemonia nacional do clube.

“Fechar a temporada como a melhor equipe do país mostra a força e a consistência do nosso trabalho. A APA não vive de conquistas isoladas; nós construímos resultados ao longo de todo o ano”, destacou o presidente da APA, Domingos Rodrigues.

O dirigente enfatizou também o papel coletivo na trajetória vencedora. “Este título da temporada é fruto de muito empenho dos nossos atletas, do comprometimento da comissão técnica e do apoio de todos que acreditam no nosso projeto. Cada treino, cada viagem e cada dificuldade enfrentada e superada nos trouxeram até aqui.”

Mesmo após uma temporada praticamente perfeita, Domingos destaca que não há tempo para relaxar.”Vamos celebrar, sim, mas já estamos a pensar no futuro. O objetivo é manter a APA forte, competitiva e preparada para os desafios dos próximos anos”, concluiu.

A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.

Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.

Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.

Verifique também

Prefeito George Duarte confirma edição 2025 do Natal dos Sonhos e afirma: “Serão mais de 15 mil presentes distribuídos”

A Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista está prestes a iniciar mais uma edição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online