Os moradores das áreas rurais de Belém do São Francisco relatam que estão enfrentando sérias dificuldades devido à falta de manutenção das estradas. Segundo um dos relatos, há mais de dois anos, as estradas não recebem a devida atenção, deixando as vias em estado precário. Essa situação tem tornado o deslocamento nas estradas praticamente impossível, afetando diretamente o escoamento da produção agrícola local.
Os agricultores que procuraram o Blog do Didi Galvão, enfrentam grandes desafios para trabalhar, pois os caminhões de transporte se recusam a entrar nas áreas rurais para coletar as produções devido às péssimas condições das estradas.
“Já tem mais de dois anos que a máquina não faz as estradas, e a situação tá precária. Parecendo que as pessoas estão andando dentro de Córregos ou Riachos porque não temos estradas. As pessoas das zonas rurais sem assistência necessária, fica o povo da zona rural sem condições de fazer o escoamento da produção agrícola porque não tem estrada e os caminhões não querem entrar pra pegar as produções dos agricultores.” – diz um dos relatos.
Algumas das estradas mais afetadas são as que atendem as comunidades do Jardim, Poço da Volta, Pau Ferro, Riacho do Juazeiro, Umbuzeiro, Paus Pretos e Tigre. “Meu marido é agricultor e tá sofrendo sem estrada pra trabalhar, a desculpa era que a máquina tava quebrada e nada foi feito.” – diz outro relato.
O prefeito Gustavo Caribé não está nem aí para o nosso sofrimento. Não é falta de dinheiro, pois banca com dinheiro da prefeitura as candidaturas de vários candidatos a vereadores, com máquinas perfurando poços artesianos e até fazendo churrasco para os amigos pelo voto buscando sua reeleição. Uma vergonha as nossas estradas.