Na última sexta-feira, 13 de setembro de 2024, às 15h17, a coligação ‘A Força da Experiência’ (12-PDT) formalizou um pedido importante junto à Justiça Eleitoral. Em recibo de transmissão que já circulou nas redes sociais, a coligação pede a substituição do ex-prefeito Dedi, inicialmente candidato ao cargo majoritário em pelo nome de sua esposa, Neure Amando.
Após todo o imbróglio envolvendo o registro de candidatura de Dedi, que foi indeferido pelo Justiça Eleitoral, onde o Magistrado ressaltava que: “Ante o exposto, reconheço que não foram preenchidas todas as condições legais para o registro de candidatura, notadamente as condições de elegibilidade, havendo informação de causas de inelegibilidade, previstas no art. 1º, inc. I, alíneas “g” e “l”, da LC nº 64/1990. Como consectário lógico, julgo PROCEDENTES as Impugnações ao Registro de Candidatura, INDEFERINDO o pedido de registro de candidatura de REGINALDO CRATEU CAVALCANTE.” – salientou Felippe Lothar Brenner, Juiz da 77ª Zona Eleitoral.
Solicitada por meio do sistema CANDEX, a mudança cumpre as diretrizes da Resolução TSE n° 23.609/2019, que regulamenta a substituição de candidaturas. Neure agora lidera a chapa, e Didi segue como candidato a vice-prefeito, já que este teve seu pedido de candidatura deferido.
A substituição aguarda deferimento por parte da Justiça Eleitoral, o novo fato muda o jogo político em Orocó, que deve tomar outras proporções e mexer com o eleitorado orocoense. Segundo fontes do Blog do Didi Galvão, Neure será apresentada oficialmente ainda neste sábado (14) em evento de campanha.