Inadimplência em Pernambuco atinge mais da metade da população, diz Serasa

Em comparação com o Nordeste, Pernambuco foi o terceiro com maior número de inadimplentes

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais da metade da população adulta de Pernambuco estava inadimplente em março de 2026. É o que afirma o Mapa da Inadimplência do Brasil, realizado pela Serasa — empresa voltada à avaliação de crédito. Segundo os dados, havia 3.679.641 inadimplentes no estado, o que representa 50,8% da população adulta.

O perfil da inadimplência no estado é majoritariamente feminino: 53,5% são mulheres. No recorte por idade, a faixa entre 41 e 60 anos lidera o ranking (35,7%), seguida pelos adultos de 26 a 40 anos (33,4%). Os idosos (acima de 60 anos) representam 19,3%, enquanto os jovens de 18 a 25 anos somam 11,6%.

Em comparação com o Nordeste, Pernambuco foi o terceiro com maior número de inadimplentes, ficando atrás do Ceará (53,27%) e do Rio Grande do Norte (51,33%). A nível nacional, o estado ocupa a 13ª posição e registra uma média de devedores superior à média do país, que fechou o mês em 50,51% (82,8 milhões de brasileiros).

De acordo com um novo levantamento da Serasa, parceria com o instituto Opinion Box, divulgado nesta terça-feira (5), 47% das dívidas dos brasileiros estão concentradas no setor financeiro, que somam R$ 557,7 bilhões.

Segundo os dados, os bancos seguem como o principal segmento das dívidas, representando 27% de todos os débitos no país. A pesquisa revela que cerca de 49% dos brasileiros endividados com bancos concentram múltiplas dívidas em uma mesma instituição.

Além disso, o cartão de crédito lidera como principal fonte de endividamento (73%), seguido por empréstimos (56%) e pelo uso do limite da conta ou cheque especial (33%). Entre os endividados no cartão, 37% acumulam dívidas superiores a R$ 10 mil e 36% convivem com essas pendências há mais de dois anos.

“Quando o crédito rotativo passa a ser utilizado de forma recorrente, especialmente em valores elevados, o risco de endividamento prolongado aumenta significativamente. Isso ajuda a explicar por que uma parcela relevante da população permanece com dívidas por tanto tempo”, explica Aline Maciel, diretora da Serasa.

SOBREVIVÊNCIA FINANCEIRA

Segundo os dados, 38% dos brasileiros atribuem o endividamento com bancos ao desemprego ou à perda de renda. Da mesma forma, ao investigar os gastos que levaram às dívidas bancárias, o levantamento aponta uma relação direta com a sobrevivência financeira: o pagamento de contas básicas e a quitação de outras dívidas aparecem como os principais motivos.

“A pesquisa reforça que o endividamento bancário no Brasil não está ligado ao consumo impulsivo, mas a uma tentativa de manter o básico em dia”, afirma Aline. “Quando despesas essenciais, como alimentação e saúde, passam a ser financiadas no crédito, o risco de efeito bola de neve aumenta significativamente”.

Verifique também

Vereadores aprovam reajuste salarial para os Conselheiros Tutelares de Ouricuri

Em Sessão Ordinária realizada na Câmara Municipal de Ouricuri na terça-feira (05) , foi aprovado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online