Queda em roubos, furtos e subtração de celulares marca o balanço do mês; região também apresenta redução nos indicadores de violência contra a mulher
Os esforços das forças de segurança do Estado resultaram em indicadores positivos de criminalidade no Sertão de Pernambuco no mês de fevereiro. Entre os destaques, estão a redução significativa dos crimes patrimoniais e a ausência de registros de feminicídio no período, reforçando os resultados das ações integradas de prevenção e enfrentamento à violência na região.
Entre os crimes patrimoniais, o Sertão apresentou queda expressiva nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que passaram de 126 ocorrências em fevereiro de 2025 para 91 registros no mesmo período deste ano, o que representa uma redução de 28%. No acumulado do ano, a retração é ainda mais relevante, alcançando diminuição de 34% nos casos registrados.
Seguindo essa tendência, os roubos de veículos caíram 32,4% na comparação mensal, enquanto os furtos de veículos apresentaram redução de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro dado relevante é a diminuição no número de celulares subtraídos, com queda de 19,6% em fevereiro. Paralelamente, as forças de segurança ampliaram a recuperação desses aparelhos, registrando crescimento de 8% no total de celulares recuperados na região.
Sobre a violência de gênero, o levantamento aponta um resultado expressivo no enfrentamento aos crimes letais: não houve registro de feminicídio no Sertão pernambucano em fevereiro de 2026, indicando redução de 100% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Além disso, os registros de violência contra a mulher seguem em queda, com 25 ocorrências a menos em relação a 2025. O balanço também aponta redução nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), com diminuição de 18%.
De acordo com a diretora Integrada do Interior 2 (DINTER 2) da Polícia Civil de Pernambuco, delegada Isabella Cabral, os resultados refletem o trabalho conjunto das forças de segurança ao longo do ano. “Somente em 2026, a PCPE já realizou 22 operações de Polícia Judiciária e quatro operações de repressão qualificada no Sertão pernambucano, além de diversas prisões e apreensões conduzidas pelas unidades policiais da região. Todas essas ações, somadas às iniciativas das demais forças de segurança, têm contribuído para a redução observada em fevereiro nos índices de MVI, CVP e violência de gênero”, destacou a delegada.
Para o diretor Integrado do Interior 2 (DINTER 2) da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Flávio França, os resultados também refletem a dedicação do efetivo e o reforço do policiamento na região. “Intensificamos o policiamento no Sertão por meio de operações como Impacto, Maria da Penha e Horas, e lançamos recentemente a Operação São Francisco, em Petrolina, com o objetivo de fortalecer ainda mais a redução dos indicadores criminais na região”, afirmou o diretor.
Blog do Didi Galvão

